Proteção veicular ou seguro: qual vale mais a pena?

Proteção veicular ou seguro: qual vale mais a pena?

Entre proteção veicular ou seguro, você sabe qual vale mais a pena?

Antes de definir qual a melhor opção para você, é necessário conhecer um pouco mais sobre o que cada um oferece.

Embora os dois tenham o mesmo propósito de oferecer mais segurança em casos de sinistro de veículos, existem diferenças importantes que devem ser consideradas.

Pensando nisso, reunimos no post de hoje tudo que você precisa saber na hora de escolher entre proteção veicular ou seguro. Confira!

Quais são os benefícios da proteção veicular?

Inicialmente, a proteção veicular surgiu como uma opção mais rápida e menos burocrática para atender aos caminhoneiros, mas logo ganhou espaço no mercado, principalmente por oferecer vantagens financeiras.

Trata-se de um serviço realizado por uma associação sem fins lucrativos e custeado por um grupo de pessoas.

O valor é pago mensalmente e vai depender do número de membros da associação.

Dessa forma, em casos de sinistro do automóvel de um dos associados, a divisão dos prejuízos é feita entre todos, de acordo com o rateio estabelecido.

Valor reduzido

Por ter o custo rateado e se tratar de uma associação que não visa o lucro, o valor pago mensalmente acaba sendo bem abaixo dos praticados pelas seguradoras.

Esse é um dos benefícios mais chamativos para quem está em dúvida entre proteção veicular ou seguro.

Não precisa de apólice

Por se tratar de uma cooperativa, não é necessário seguir nenhuma legislação. Assim, as regras são determinadas de acordo com a vontade dos associados.

Essa forma de atuação garante maior satisfação aos usuários por conta de flexibilidade e autonomia, diferente das seguradoras, que costumam ter as regras preestabelecidas.

Quais são os benefícios do seguro?

O seguro automotivo é regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), tem constante fiscalização referente às atividades praticadas e deve seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Garantia legal

O seguro conta com uma apólice na qual constam os deveres e obrigações a serem cumpridos por ambas as partes — seguradora e assegurado.

Por seguir as normas do CDC, o seguro tem o benefício da garantia legal, ou seja, caso a empresa deixe de cumprir algo que está previsto no documento, o usuário pode tomar ações jurídicas.

Pagamento de sinistros

Como o valor do seguro é estabelecido no momento da contratação, não tem alteração no decorrer do ano.

Há a garantia que o assegurado tenha o valor ressarcido em casos de sinistros, evitando que ele saia no prejuízo.

Proteção veicular ou seguro: qual a melhor opção?

Ainda está na dúvida entre escolher a proteção veicular ou seguro?

Tudo depende das suas prioridades e o quanto está disposto a pagar. Muitas coisas devem ser avaliadas no momento da decisão, por isso, liste os prós e contras e o que você busca como opção de segurança para seu automóvel.

Agora que você sabe a diferença e as principais vantagens de cada opção, é necessário fazer uma autoavaliação para ver qual compensa mais. 

Essa escolha deverá estar de acordo com os riscos que seu veículo está exposto e da sua condição financeira.

Em ambos os casos, é possível contar ainda com modernos dispositivos instalados no seu carro para aumentar a sua segurança. Aproveite para conhecer mais sobre o serviço de rastreamento da Volpato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *