5 pilares para uma gestão de condomínios eficiente

A gestão de condomínios também passou por transformações e mudanças nos últimos anos e compete ao síndico estar aberto a elas para gerir de forma eficiente. 

Gerir um condomínio é como administrar uma empresa e está muito além de apenas manter os serviços básicos, como elevador, gás, água e energia, controlar a parte financeira, administrar o pessoal e cumprir a legislação.

O síndico precisa estar preparado para lidar com pessoas, mediar conflitos e promover bons serviços, assim como bem-estar e segurança a todos. 

Quer saber como fazer isso de forma mais assertiva e eficiente? Confira alguns pilares da boa gestão.

Como ter uma boa gestão de condomínios?

O síndico é um líder e, como tal, precisa desenvolver ações que melhorem as relações com os condôminos, prestadores de serviços, colaboradores e demais pessoas, bem como facilitem os processos operacionais. 

Existem alguns pilares que são fundamentais para tornar uma gestão de condomínios eficiente:

Otimize e incentive a comunicação

A comunicação é um dos pilares de uma gestão de condomínios eficiente.

A administração precisa estar preparada para responder de forma esclarecedora e respeitosa a qualquer questionamento dos condôminos, colaboradores e fornecedores.

Tratando dos condôminos, as reuniões e assembleias são excelentes ferramentas de aproximação e integração entre todos, e também para responder possíveis questionamentos. 

A tecnologia pode ajudar de forma efetiva na melhoria da comunicação e na relação entre a administração e condôminos. Uma forma de fazer isso é utilizando aplicativos.

Eles possibilitam gerenciar de forma eficiente: 

  • agendamentos de reservas de espaços, 
  • avisos importantes como suspensão de algum serviço em virtude de manutenção,
  • lembretes do regulamento interno, 
  • convocações de reuniões e assembleias,
  • envio de boletos.
  • orientações sobre a segurança interna e externa.

Seja transparente

Todo o sistema de comunicação deve ser usado para demonstrar transparência por parte da administração. 

O Gomínio, por exemplo, é um software que possibilita publicações de balancetes, contas a pagar e demais informações. 

Isso evita boatos e dúvidas, além de gerar confiança e credibilidade para a gestão de condomínios.

Procure soluções novas

Uma das transformações da gestão de condomínios é buscar por soluções que tragam mais benefícios para o local, para os moradores e que facilitem todas as operações.

Soluções inteligentes trazem mais:

O conjunto dessas vantagens garante um menor custo operacional, diminui a conta do condomínio e gera maior satisfação dos moradores ou usuários.

Algumas delas facilitam ainda o agendamento de tarefas, controle de visitas e possibilita monitoramento dos espaços em tempo real.

Promova a segurança

Um dos motivos que leva uma pessoa optar morar em um condomínio horizontal ou vertical é a segurança.

Uma gestão de condomínios eficiente prioriza essa necessidade.

O ideal nessa hora é contar com equipamentos modernos e, preferencialmente, com equipe profissional e treinada para o monitoramento 24 horas em tempo real. 

Conte com profissionais capacitados

Contar com profissionais especializados para desempenhar suas tarefas no local garante eficiência e satisfação nos espaços comuns do condomínio. 

Terceirizar, por exemplo, o serviço de limpeza, é ter certeza de qualidade garantida, substituição imediata em caso de falta, ausência de preocupação com os encargos trabalhistas e redução de custo.

Tratando da segurança, investir em portarias virtuais, por exemplo, chega a ficar até 70% mais em conta do que contratar profissionais para esse fim. 

Além da redução de custos, o sistema é altamente eficaz e possibilita o monitoramento 24 horas das entradas e saídas do espaço.

No quesito inovação, segurança eficiente, redução de custos e profissionais especializados, conte com a Volpato. Temos a melhor solução para você cuidar do seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *