A IMPORTÂNCIA DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA

A IMPORTÂNCIA DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA

Usar o cinto de segurança ajuda a evitar muitas mortes em acidentes de trânsito, porém menos da metade dos brasileiros utilizam ele.

O cinto de segurança é um aliado importante na preservação da vida. Estando os ocupantes do veículo nos bancos da frente ou no banco de trás, todos devem usar o cinto. Porém, o uso do cinto de segurança no Brasil se tornou obrigatório apenas em 1997, fazendo com que a adesão ao uso do cinto tenha sido lenta no país.

Uma pesquisa realizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) sobre o uso do cinto de segurança nas rodovias mostrou números preocupantes. Descobriu-se que 53% dos passageiros da capital que transitam no banco traseiro não usam cinto de segurança. E nas áreas rurais o índice registrado é de apenas 44,8%.

Em 2019, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou nas estradas federais do país 7.921 de acidentes com queda dos ocupantes do veículo, deixando duas mil pessoas feridas e 98 mortas. Esses dados evidenciam a importância do uso correto do cinto de segurança, visto que esse tipo de incidente (a queda dos ocupantes do veículo) ocorre quando os passageiros estão sem o cinto de segurança ou utilizando eles incorretamente.

Sabemos que o uso correto do cinto de segurança ajudaria na redução de mortes nos acidentes, mas você sabe identificar um cinto de segurança de qualidade?

Primeiramente, o tecido não pode estar desgastado e o cinto não deve estar frouxo, pois no caso de acidente ou em uma frenagem brusca, ele pode não funcionar da forma correta, também é importante checar se a trava está funcionando. Nos cintos retráteis, o condutor pode dar um leve tranco para frente para conferir se realmente está travando. Além disso, é importante checar o cinto na concessionária quando for fazer a revisão geral do veículo.

Outra forma de se manter seguro na estrada é tendo um rastreador no seu veículo, nesse caso, a Volpato tem condições especiais para você! Peça uma cotação em https://www.volpatorastreamento.com.br/ e garanta mais segurança para seu veículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *