Como evitar incêndios domésticos: 3 dicas valiosas!

Como evitar incêndios domésticos: 3 dicas valiosas!

Você sabe como evitar incêndios domésticos?

Geralmente, eles são iniciados por conta de negligência humana, ou seja, poderiam ser facilmente impedidos com a tomada de alguns cuidados básicos.

Por mais que os seguros residenciais cubram os prejuízos, sabemos que os danos causados pelo fogo podem ir muito além do material, causando graves ferimentos e até mesmo a morte.

Com a pandemia causada pela Covid-19 e os cuidados básicos para conter a proliferação do vírus, o uso do álcool em gel se tornou obrigatório.

Isso causou um aumento considerável nas ocorrências registradas pelo corpo de bombeiros.

Pensando na sua segurança e da sua família, trouxemos no post de hoje 3 dicas valiosas de como evitar incêndios domésticos. Confira!

Como evitar incêndios domésticos?

Existem algumas atitudes simples que podem ser tomadas para prevenir acidentes, principalmente envolvendo fogo. Ações que podem parecer irrelevantes, mas que são capazes de salvar vidas.

É claro que ninguém imagina que um dia possa passar por essa situação, mas, para evitar que de fato isso aconteça, é necessário tomar cuidado para proteger seu patrimônio e seus familiares.

Veja abaixo como evitar incêndios domésticos:

1. Jamais deixe o fogão ligado quando estiver longe

Com a correria do cotidiano, é comum que façamos várias coisas simultaneamente, com a finalidade de otimizar nosso tempo.

Na hora de cozinhar não é diferente. Quantas vezes você já deixou o arroz no fogo enquanto se arrumava, trabalhava ou cuidava dos afazeres domésticos?

Inicialmente pode parecer uma atitude comum, e é, mas pode representar um grande perigo caso essa panela seja esquecida no fogão ou qualquer outra coisa aconteça.

Não coloque cortinas, pano de prato ou qualquer outro material inflamável próximo ao fogão, ou botijão de gás.

2. Fiscalize a fiação elétrica

A manutenção da fiação elétrica deve estar sempre em dia e ser realizada por um profissional de confiança.

Não existe uma regra específica, mas o indicado é que a revisão da rede elétrica seja feita a cada cinco anos. Assim, é possível verificar a necessidade de alguma correção.

Nunca coloque cortinas ou tapetes em cima de fios e evite utilizar extensões ou plugues T (popularmente conhecido como benjamin) que possam sobrecarregar a tomada.

3. Tome cuidado com materiais inflamáveis

Sempre guarde os materiais inflamáveis em suas embalagens originais e em local apropriado, na posição vertical, longe do fogão e da exposição solar. Respeite as normas de segurança do fabricante.

Não fume ao manusear materiais inflamáveis, como a parafina, álcool, solventes e outros materiais de limpeza.

Nunca limpe o fogão com materiais inflamáveis e nem utilize na cozinha quando estiver com o fogo aceso.

Com pequenas atitudes no dia a dia, você pode garantir a integridade do seu lar. Portanto, tome cuidado e esteja sempre atento a qualquer coisa que possa provocar um acidente.

Sempre que possível, tire os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso e confira se o gás está fechado, principalmente se for viajar.

Agora que você sabe como evitar incêndios domésticos, confira também alguns cuidados que você pode ter para deixar sua casa mais segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *