Como estruturar uma vigilância solidária para trazer mais segurança para a vizinhança?

Você já ouviu falar sobre vigilância solidária? Ela surgiu como uma alternativa para reforçar a segurança nos bairros.

Com a crescente criminalidade e o anseio por manter seus bens e familiares em segurança, as pessoas buscam cada vez mais formas de proteção, seja com cercas elétricas, sistemas de alarme, câmeras ou qualquer outra forma que ajude a manter os bandidos longe do seu lar.

Para contribuir para que você conheça um pouco melhor sobre a vigilância solidária, preparamos este post com informações valiosas. Confira!

Como funciona uma vigilância solidária?

A vigilância solidária é uma iniciativa da Polícia Militar (PM) para promover conscientização da população em relação à importância do papel de cada um na sociedade.

A ideia é que os próprios moradores ajudem a manter a segurança da região.

O programa começou no bairro do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo, cresceu e virou lei estadual em São Paulo (nº 16.771/18).

A iniciativa foi do atual secretário executivo da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo, que era Deputado Estadual na época.

Com o passar do tempo, a iniciativa se estendeu para os demais estados e hoje é utilizada na maioria das unidades federativas do Brasil.

A vigilância solidária funciona de forma colaborativa e envolve os moradores de determinada região.

Os próprios moradores ajudam a ficar de olho em tudo que acontece na vizinhança e mantém uma comunicação por meio do WhatsApp ou qualquer outro canal interativo.

É assim que eles compartilham atividades suspeitas e acionam a polícia, se necessário.

Quais são os passos para implementá-la na sua vizinhança?

Para implementar a vigilância solidária na sua vizinhança, é necessário seguir alguns passos.

Listamos abaixo os principais para ajudar:

Entrar em contato com a Polícia Militar

O primeiro passo é entrar em contato com a Polícia Militar para que eles possam passar mais informações sobre o projeto, como funciona e tudo que for necessário para implementar.

Eles farão uma checagem no bairro sobre a situação atual da segurança para entender um pouco mais sobre a realidade da região.

Convidar os vizinhos

Proponha uma reunião com os vizinhos e apresente o projeto para eles. Mostre as principais vantagens e como funciona.

É importante enfatizar que é uma ação que beneficia a todos, por isso, é essencial que cada um faça sua parte e participe de forma ativa.

Quanto mais comprometimento dos moradores, maior o sucesso do projeto.

Criar um grupo do WhatsApp

Crie um grupo em alguma ferramenta de comunicação com seus vizinhos para que vocês possam compartilhar informações sobre atividades suspeitas.

Nós sugerimos um grupo no WhatsApp, já que esse é um aplicativo que a maioria das pessoas usa ativamente para contato com parentes, amigos e trabalho.

Essa medida é uma excelente forma de sempre saber de tudo que está acontecendo, principalmente quando estiver fora de casa.

Fixe placas

Coloque placas na redondeza informando que aquela área conta com a vigilância solidária. Isso ajuda a inibir a ação dos assaltantes.

O local para a fixação das placas costuma ser apontado pela própria PM no muro de algumas residências.

Além disso, é importante realizar reuniões periódicas com os vizinhos para analisar o que está ou não funcionando e o que pode ser feito para aprimorar ainda mais o projeto.

Gostou de saber mais sobre a vigilância solidária? Então aproveite e compartilhe o post agora mesmo com seus vizinhos para que vocês implementem essa solução no seu bairro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *