5 dicas para prevenir seu comércio de roubo ou furto

Os constantes casos de roubos e furtos não param de crescer, seja nas grandes cidades ou no interior, o medo e a insegurança assombram as pessoas.

Sequestros, roubos, furtos, invasões a mão armada e até fraudes de funcionários, os tipos de crimes são os mais variados possíveis. 

Por isso, muitos comércios adquiriram conceitos básicos de segurança buscando a sua proteção e a integridade dos seus funcionários.

Embora não exista um método mágico para deixar o seu estabelecimento 100% protegido das ações dos bandidos, há diversas formas para evitar assaltos e aumentar a segurança do seu comércio.

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas que poderá ajudar você. Confira:

1 – Conheça muito bem o seu ambiente

Ninguém irá conhecer melhor o seu próprio negócio do que você, portanto preste atenção em cada detalhe do seu comércio.

Faça a avaliação em todas as áreas da sua loja, como por exemplo, as áreas sem monitoramento, prateleiras escondidas, itens leves ou pequenos e principalmente nos produtos de maiores valores. 

Mantenha os itens da loja expostos em áreas de fácil visualização para que seja percebido rapidamente quando algo for retirado do lugar.

Invista no layout de sua loja com espelhos em áreas onde não há alcance visual, como por exemplo, espelhos côncavos que eliminam os pontos cegos do seu comércio.

É muito importante prestar atenção em cada particularidade do local e fazer a prevenção em todas as suas áreas.

2 – Invista em um sistema de segurança no local

Investir em um sistema de monitoramento é a maneira mais eficaz para evitar roubos, pois mantém a segurança do local enquanto está aberto e fechado.

Atualmente os sistemas mais procurados são o Alarme Monitorado e o CFTV. Esses dois sistemas são importantes para intimidar os assaltantes, que terão as suas imagens registradas e detectadas pelos sensores de alarmes quando ninguém estiver no local.

Para garantir uma segurança ainda maior no local, existe a integração do serviço do CFTV com o Alarme Monitorado.

O sistema permite visualizar, monitorar e gravar imagens de diversos ambientes simultaneamente. 

O acesso a essas imagens podem ser feitos via internet, através de um smartphone ou computador.

3- Invista no trabalho em equipe

O trabalho em equipe é essencial para que não aconteçam roubos e furtos no seu comércio.  Funcionários devem estar preparados para enfrentar situações de roubo ou furto e muitas vezes eles podem acabar se tornando “heróis” na tarefa de evitar roubos.

Eles devem saber quando alguma pessoa age de maneira suspeita, nesses casos deve ser feito o alerta aos seus demais colegas. Um método bem usado é combinar uma palavra ou gesto com toda a equipe que indique que há suspeitos – ou alguém de fato roubando.

É de extrema importância que os funcionários fiquem espalhados pela loja, a fim de monitorar e detectar possíveis atitudes suspeitas.

Em casos de qualquer suspeita do funcionário, deve ser informado à gerência da loja para que seja tomada alguma medida apropriada.

4- Deixe o local sempre organizado

Tornar o ambiente do seu comércio bem organizado é uma dica importante na prevenção. 

A loja deve ser planejada e organizada de forma inteligente, oferecendo espaços para a circulação dos clientes e dificultando qualquer hipótese de roubo.

Procure organizar todos os objetos em locais bem visíveis para que os funcionários consigam ter facilidade para controlar os itens da loja. Verifique se há produtos que apresentam mais probabilidades de roubo para tomarem ações preventivas.

Tenha o controle sobre tudo o que existe no local, cuide bem do gerenciamento dos produtos, fazendo revisões frequentemente de todos os itens.

Faça a contagem de peças na entrada e realize o mesmo processo na saída, assim você terá a seu favor o controle do estoque.

É essencial que todos os funcionários saibam as quantidades de produtos disponíveis. 

Ser roubado e não perceber é uma situação nada agradável, portanto cuide bem do seu estoque e de sua organização, desta forma se algo sumir, você irá perceber.

5. Cumprimente todos que entram na loja

Os ladrões gostam de agir de maneira inteligente e manter o seu anonimato, isso é fato!

Então, dificulte a vida deles. Peça aos vendedores que cumprimentem e olhem nos olhos de cada pessoa que entrar na loja, faça questão de deixar nítido que aquela pessoa que entrou no local foi notada.

Essa simples atitude além de oferecer mais simpatia no atendimento às pessoas, ajuda a evitar furtos na loja. 

No momento em que você deixa claro que percebeu a presença de quem entrou na loja, é menos provável que situações de furtos aconteçam.

Gostou desse post?

Essas são algumas medidas que podem ser tomadas para dificultar ações de roubos e furtos. São dicas simples, mas que ajudarão a tornar o seu comércio mais seguro. 

Se gostou, compartilha e comenta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *