Leitores biométricos: um controle necessário!

Leitores biométricos: um controle necessário!

Você provavelmente já deve ter visto ou precisado usar algum dos tipos de leitores biométricos existentes, que podem ser encontrados em bancos, hospitais, grandes corporações, dentre outros.

A melhoria em dispositivos de segurança patrimonial e controle de acesso ao redor do mundo é uma verdadeira necessidade, para impedir fraudes, crimes variados e invasões em determinados setores e ambientes, como lojas.

Os leitores biométricos são um verdadeiro exemplo do uso da tecnologia a favor da segurança, já que utilizam de características corporais únicas dos seres humanos como forma de identificação.

Neste post iremos falar sobre esses equipamentos e por que é tão importante investir neles. Confira.

O que são leitores biométricos?

Considerado uma forma inteligente e segura de permitir acessos e outras ações passíveis de fraudes, como saques no banco, esse tipo de controle está sendo cada dia mais procurado.

Por meio de cadastramento de partes do nosso corpo, como rosto e impressão digital dos dedos, os leitores biométricos apenas liberam uma ação ou comando a partir do reconhecimento dessa característica, que estará no sistema.

Assim, é muito difícil que outra pessoa se passe por você, já que traços como impressão digital e íris são impossíveis de serem iguais aos de outra pessoa.

Por que utilizar leitores biométricos?

Com fácil instalação e uso simples, já que basta a pessoa colocar o dedo, o rosto ou a mão em determinado dispositivo para ter a sua ação liberada, os leitores biométricos apresentam outras qualidades.

Por ser um sistema que utiliza milhões de dados para funcionar, ele tem uma grande capacidade de armazenamento de dados, além de permitir a visualização dos mesmos.

Além disso, diminui o risco de clonagem, e é mais seguro do que catracas que utilizam de cartões, que podem ser roubados, extraviados ou utilizados de forma fraudulenta.

Tipos de leitores biométricos

Muitas pessoas conhecem apenas a impressão digital como forma de leitor biométrico, mas existem muitos outros, confira.

Reconhecimento facial

Utilizando de algoritmos de reconhecimento facial e captura de imagens tridimensionais, esse tipo de leitor de biometria capta determinadas características do rosto e cadastra em um sistema específico para esse tipo de dado.

Geometria da mão

Esse tipo de leitor de biometria mede o tamanho da mão, dedos e até mesmo as articulações.

De forma rápida, permite que centenas de pessoas passem pelo leitor em um curto período de tempo, sendo usado em fábricas e empresas de diferentes setores.

Íris

Por infravermelho, o dispositivo irá bater as características da íris, que é uma pequena membrana localizada ao redor da pupila, com os dados registrados.

Mais específica que a impressão digital, o seu uso como um dos leitores biométricos está se popularizando ao redor do mundo.

Impressão digital

Todas as pessoas possuem uma impressão digital diferente da outra. Inclusive, todos os dedos podem ser usados como forma de cadastramento e liberação.

É um dos modos de leitura biométrica mais usados, principalmente em bancos.

Retina

Muitas pessoas confundem a retina com a íris, mas apesar de estarem nos olhos, são componentes diferentes.

Por meio de infravermelho, o dispositivo irá visualizar os pequenos vasos sanguíneos localizados no fundo do olho e na retina para poder liberar o acesso. É um dos métodos mais seguros atualmente.

Voz

Nesse tipo de leitura, as cordas vocais serão testadas. No entanto, é um método muito demorado, já que se o local for barulhento, pode ser impossível captar a voz corretamente.

É muito preciso, mas não é muito usado em empresas, porque pode gerar atrasos ou interrupção do fluxo de trabalho. Sendo assim, a preferência é pelos dispositivos mais rápidos.

Você já conhecia todos esses tipos de leitores biométricos?
E por falar em proteção, aproveite para saber como garantir a segurança de loja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *