Outubro: um mês dedicado à prevenção do câncer de mama

Hoje se inicia mais um Outubro Rosa! Todos os anos, no mês de outubro, inicia a campanha para prevenção e conscientização do câncer de mama.

A campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O que é o câncer de mama?

É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. É o tipo mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Se diagnosticado cedo, o câncer de mama tem altos índices de cura.

Como identificar?

Pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Apesar de ser o exame mais disseminado, o autoexame só detecta o câncer quando ele já está muito avançado, ou seja, quando o caroço está acima de 2 cm.

Portanto, ele não é suficiente, mas é de extrema importância que mulheres a partir dos 18 anos façam o autoexame uma vez por mês, cerca de 3 a 5 dias após o primeiro dia de menstruação, que é quando a mama está menos inchada e dolorida, o que facilita detectar alguma alteração.

Já a mamografia consegue detectar tumores menores que 1 cm, ou seja, quando ele está bem pequeno. Esse exame deve ser feito pelas mulheres a partir dos 40 anos, onde o médico irá estabelecer de quanto em quanto tempo deve ser repetido.

A partir dos 50 anos, o exame torna-se obrigatório anualmente, pois é nessa idade que os índices de câncer de mama aumentam. 

Saiba como realizar o autoexame:

Iluminação especial

Em Porto Alegre, cinco pontos estarão iluminados com a cor rosa, fazendo alusão a campanha. A ação é idealizada pelo Imama (Instituto de Mama do Rio Grande do Sul) em parceria com a prefeitura da Capital.

Confira os locais que serão iluminados:

  • Largo dos Açorianos;
  • Ponte do Guaíba;
  • Paço Municipal (onde fica a sede da prefeitura de Porto Alegre);
  • Edifício Intendente José Montaury ;
  • Ponte dos Açorianos;
  • Monumento Elis Regina.

Lembre-se: a prevenção é sempre a melhor luta contra o câncer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *