Segurança no trânsito: 5 dicas para dirigir melhor

Apesar das mortes no trânsito terem reduzido 27,4% no Brasil, a meta para 2020 está longe de ser cumprida. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Brasil precisaria reduzir, em 10 anos contados a partir de 2010, 50% o número de mortes.

Tornar o trânsito mais seguro é dever de todos, tanto de motoristas quanto de pedestres. Medidas simples podem ser tomadas para que a segurança de todos seja garantida. Confere nossas dicas:

1 – Cuidado na ultrapassagem

Ao pensar em fazer uma ultrapassagem, tenha muito cuidado. Use a seta, olhe sempre pelos retrovisores e tenha certeza que o caminho está livre. Caso o veículo que esteja na sua frente seja de grande porte, como caminhões ou ônibus, calcule se você conseguirá fazer a ultrapassagem a tempo de não vir outro carro na pista contrária.

2 – Pista molhada

É complicado conduzir um veículo na pista molhada, até para motoristas experientes. Regras básicas como manter distância do outro veículo, diminuir a velocidade e evitar passar por trechos com histórico de alagamento ou enchentes. Além disso, evite também fazer ultrapassagens desnecessárias.

3 – Luz alta

O farol alto deve ser usado exclusivamente em vias que não possuem boa iluminação. Usá-los em vias com boa iluminação pode dificultar a visão do motorista que está vindo do lado contrário, aumentando as chances de acidentes. Usar o farol alto somente quando necessário promoverá, também, as boas práticas no trânsito.

4 – Respeite as sinalizações

Respeite todas as sinalizações! Elas foram criadas para melhorar a fluidez das vias e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. As sinalizações podem ser:

  • – Verticais (placas de sinalização);
  • – Horizontais (faixa de pedestre);
  • – Dispositivos de sinalização auxiliar (cones, cavaletes);
  • – Luminosos (semáforo);
  • – Sonoros (silvo de apito);
  • – Gestos do agente de trânsito e do condutor.

5 – Velocidade

Respeite a velocidade máxima estabelecida nas vias. Além de ser multado, você pode causar acidentes gravíssimos, pois a alta velocidade reduz o tempo de reação eficiente do motorista.

Lembre-se também: se for dirigir, não beba! Essa é premissa básica para agir de forma correta no trânsito e não causar nenhum acidente.

Conhece mais dicas para serem usadas no trânsito? Deixe um comentário para a gente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *