Detecção de incêndio: como funciona esse sistema?

Detecção de incêndio: como funciona esse sistema?

Só em 2019, 866 incêndios poderiam ter sido evitados e muitas vidas salvas. Dentre as principais causas desses acidentes está a ausência de dispositivos de segurança que fazem a detecção de incêndio e, posteriormente, seu controle.

Mudar essa estatística é uma responsabilidade constante, já que, além dos grandes danos materiais, incêndios são extremamente perigosos e matam milhares de pessoas todos os anos.

Pensando na importância em alertar sobre os sistemas de detecção de incêndio, iremos explicar sobre isso no post de hoje, continue a leitura.

Como funciona o sistema de detecção de incêndio?

Essencial para salvar vidas e patrimônios, o sistema de detecção de incêndio tem uso imprescindível em qualquer tipo de construção.

Ele é formado por uma porção de equipamentos e ferramentas que detectam o incêndio, emitem um alarme sonoro e soltam água para conter as chamas, dentre outras funções.

Por isso, essa é uma das formas mais eficientes de combater e prevenir incêndios. 

Quais elementos compõem o sistema de detecção de incêndio?

Para que funcione corretamente, esse sistema conta com tecnologia de ponta e cada um de seus componentes possuem funções importantes tanto para detectar como para combater as chamas.

Entenda mais sobre cada um dos elementos do sistema de detecção de incêndio:

Detector de incêndio

O detector de fumaça e temperatura é a primeira etapa do sistema e é ele que, por meio de sensores de alta tecnologia, pode detectar o provável incêndio.

Depois disso, seu sistema emitirá um comando para que o alarme comece a disparar.

Sirene

A sirene é ativada assim que o detector sinalizar algum tipo de problema, geralmente se localiza na parede.

Ela emite sons elevados e sinais visuais para alertar as pessoas do local e do prédio, por exemplo, a evacuarem o local.

Sprinkler

Também localizado no teto, assim como o detector de fumaça, o sprinkler é um dispositivo que possui um pequeno vidro termossensível.

Essa ampola de vidro aguenta até certa temperatura e depois de atingi-la é acionada. 

Assim que ativada, o sprinkler solta água em toda localidade que, geralmente, possui o tamanho de uma sala.

Quanto maior o local, mais sprinklers devem ser colocados estrategicamente.

Acionador

Semelhante em tamanho com a sirene, o acionador possui outra função muito importante. 

Ele tem um pequeno botão que deve ser apertado em caso de percepção de incêndio para que a central de combate seja avisada sobre a emergência. 

Depois dessas outras ferramentas estarem em uso, o ideal é que o pequeno vidro que protege o botão seja quebrado e o botão apertado.

Com essa ação, a central em poucos segundos receberá o alerta e irá solicitar que Bombeiros se desloquem até o local para apagar o fogo e atender a emergência.

Central de alarme

A central de alarme é um dos componentes mais importantes para manter a conexão com o Corpo de Bombeiros.

Ela é o dispositivo que permite a interligação de todos os outros componentes da detecção de incêndio e, assim, garante que eles funcionem.

Percebeu como cada componente é essencial para proteger vidas e patrimônios de incêndios? Agora que você já sabe sobre isso, que tal continuar em nosso blog? Aproveite para saber quais os tipos de alarmes residenciais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *