3 tipos de rastreador veicular

3 tipos de rastreador veicular

Milhares de roubos de carros e cargas são realizados anualmente no Brasil e contar com um dispositivo de segurança como o rastreador veicular é investir na segurança e na luta para não virar estatística.

Essa ferramenta é usada para localizar com facilidade o automóvel após ele ser levado por

bandidos, assim como pessoas que possam estar sendo feitas de reféns, principalmente quando ocorrem sequestros relâmpagos.

Por meio de um geolocalizador, o veículo é facilmente encontrado pela central de monitoramento, que irá tomar as medidas de segurança imediatamente.

Existem 3 tipos de rastreador veicular, sendo importante conhecer as características de cada um para poder escolher o ideal para sua necessidade, quando for contratar uma empresa especializada. 

Continue a leitura e confira.

Quais são as vantagens do rastreador veicular?

Os rastreadores veiculares possuem uma eficiência inquestionável e tecnologia simples. Ou seja, sem grandes segredos, o carro é rastreado em tempo real, trazendo tranquilidade para o motorista.

Em caso de assaltos, o condutor pode ficar menos assustado e as chances de agir sem pensar são menores. 

Além disso, esses dispositivos possuem elevado custo-benefício, sendo considerados mais baratos que outros métodos de segurança para carros e frotas de caminhões.

Por isso, contar com essa tecnologia é essencial para quem quer ter o automóvel protegido sem se preocupar.

Quais são os tipos de rastreadores veiculares existentes?

Existem 3 tipos de rastreador veicular, conheça cada um deles.

GPS 

O GPS é uma sigla em inglês, que traduzida significa Sistema de Posicionamento Global. Funciona a partir da conexão entre os rastreadores e 24 satélites que estão na órbita da Terra.

Ele consegue informações precisas de localização a partir do cruzamento de dados entre estes satélites e os dados enviados do GPS que se localiza dentro do carro.

Essa tecnologia ainda conta com rapidez incomparável, já que essas ondas caminham na velocidade da luz e com a vantagem de também registrar os horários precisos de cada movimentação do veículo.

É importante salientar que em túneis podem haver atrasos na emissão de sinais e recebimento dos mesmos, porém em qualquer outra área externa o dispositivo funciona sem impeditivos.

Radiofrequência

Nesse tipo de rastreamento, o automóvel é encontrado por meio de ondas eletromagnéticas, que são emitidas por antenas e torres de comunicação.

No entanto, apesar de ser eficiente, funciona apenas em locais que tiverem essa tecnologia, ou seja, antenas e torres instaladas no espaço.

É muito usado em cidades, e quando o carro não é usado para trajetos longos demais, como viagens para outros municípios e estados.

A maior vantagem dessa tecnologia é que dentro de sua área de cobertura, raramente o sinal terá chances de cair ou não emitir corretamente as informações de localização. Ou seja, nos túneis a transmissão ocorre normalmente.

GSM/GPRS

Apesar das siglas serem semelhantes com o GPS, essas tecnologias são totalmente diferentes.

Em tradução livre, GSM é Sistema Global para Comunicações Móveis, e é a frequência que celulares usam para fazer ligações e enviar mensagens, por exemplo.

Muito segura, tem seu sinal criptografado o tempo todo, ou seja, sem chance de qualquer pessoa a não ser o dono do carro ou as pessoas da central de monitoramento terem acesso a ele.

Nesse tipo de rastreamento, um chip é usado para guardar os milhares de dados. 

Já o GPRS, que traduzido significa Serviços Gerais de Pacote por Rádio, faz com que as taxas de transferência de dados sejam aumentadas em até 10 vezes.

Com essa tecnologia, a comunicação entre dispositivo e receptor aumenta, sendo mais eficaz e seguro.

Agora que você já conhece essas tecnologias, aproveite para entrar em contato conosco e entender mais sobre o rastreamento veicular da Volpato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *