Alarme com sensor de movimento: como funciona?

Com o intuito de trazer mais tranquilidade para donos de casas e outros estabelecimentos, o alarme com sensor de movimento é um dos dispositivos de segurança mais populares atualmente.

Com a função de detectar intrusos e evitar invasões, assim como assaltos e sequestros dentro de ambientes diversos, esse tipo de produto tem eficácia comprovada, já que conta com tecnologia de ponta para determinar a presença de alguém no perímetro estipulado.

Por isso, no post de hoje iremos falar sobre o alarme com sensor de movimento e seus tipos, confira.

Quais são os tipos e como funciona um alarme com sensor de movimento?

Atualmente, o alarme com sensor de movimento está separado em 4 tipos e pode ser usado junto com o botão de pânico, sendo que cada um funciona de uma forma. Portanto, é essencial entender as diferenças de modelo e funcionamento de cada um.

Sensores ativos de infravermelho

Os sensores deste tipo funcionam em duplas, com um transmissor e receptor de feixe de luz infravermelha, raramente vista pelos olhos humanos.

O transmissor emite o feixe de luz, e se algo interromper essa transmissão, como uma pessoa, animal ou objeto, o alarme irá disparar e enviar um aviso para a central de monitoramento, responsável por contatar as autoridades locais.

Inclusive, aliado a esse tipo de alarme, você pode seguir outras dicas para impedir invasões.

Sensores passivos de infravermelho

Já os sensores passivos funcionam a partir da percepção de corpos quentes, graças à captação de luz infravermelha emitida por eles.

Ao detectar os intrusos, ele também emitirá um aviso  para a central de monitoramento, que tomará as devidas providências.

Sensores de micro-ondas

Esse tipo de sensor trabalha com 3 dispositivos em conjunto, o emissor, o receptor e o circuito de análise e detecção dos sinais.

As micro-ondas emitidas se chocam com o corpo que estiver entre elas e o receptor, e logo são enviadas para o circuito de análise, que irá avaliar as imagens e acionar a central de monitoramento.

Infelizmente, por causa da tecnologia usada, objetos metálicos não são captados normalmente, dessa forma, não tem uso indicado abaixo de portões eletrônicos.

Sensores magnéticos

Os sensores magnéticos, diferentes dos outros tipos listados acima, possuem um uso específico em janelas e portas, mostrando se foram fechadas ou abertas em momentos indevidos, o que indica uma invasão.

A partir de um contato elétrico e um ímã, é possível captar as movimentações, de forma que o ímã mantém o sensor ativado e se a janela ou porta forem abertas, o sinal será interrompido, o que aciona automaticamente a central de monitoramento.

Esse dispositivo tem a possibilidade de ser com ou sem fio, e se for a segunda opção, funciona a partir de radiofrequência.

Qual o melhor alarme com sensor de movimento?

Na questão de qualidade e eficiência, os 4 tipos de alarme com sensor de movimento são comprovados e responsáveis por proteger ambientes diversos.

No entanto, a pergunta certa deve ser “qual o sensor ideal para minha necessidade?” Já que cada um possui um tipo de tecnologia, forma de uso e indicação, dependendo do ambiente, fluxo de pessoas, dentre outros fatores.

Para responder a essa questão, você pode entrar em contato com um de nossos especialistas, que de acordo com suas informações oferecidas, poderá lhe ajudar a escolher o melhor para seu caso.

Agora que você já conhece os tipos de alarme com sensor de movimento, suas diferenças e funcionamento, aproveite para entender se o alarme sem central de monitoramento vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *