De acordo com dados de 2019, só em São Paulo houve mais de 12 mil furtos e invasões em casas e condomínios. Um número preocupante como este faz com que os moradores procurem dicas de segurança para se manterem protegidos.
Segundo especialistas, em casos de assaltos e furtos, o ideal é contar com ferramentas e dispositivos para impedir esses crimes e nunca reagir a um assalto ou tomar decisões precipitadas.
Deve-se deixar esse trabalho com a polícia e as autoridades locais, e contar com a eficiência dos itens de segurança instalados na casa.
No post de hoje iremos trazer algumas dicas de segurança para sua residência, para manter você mais tranquilo e sua família protegida de ocorrências como assaltos, invasões e furtos. Fique atento!
Dicas de segurança para residências
Ao longo dos anos, a quantidade de dispositivos de segurança aumentou, assim como os já existentes ganharam melhorias interessantes. Confira nossas dicas para proteger a sua moradia.
Grades
As portas e janelas, mesmo que sejam de materiais resistentes, como madeira e alumínio, podem ser facilmente arrombadas pelos criminosos.
Para impedir uma invasão, coloque grades nas janelas e um portão do mesmo tamanho da porta na frente dela, para que a segurança seja aumentada.
Inclusive, o uso de cadeados e correntes para fechar a casa é essencial.
Cerca elétrica
Outro recurso que contribui muito para a segurança é o uso de cerca elétrica nos muros.
Esse dispositivo cumpre bem a sua função de inibição de ladrões, já que quando encostado, dá choques elétricos sem efeitos letais.
Além disso, ela possui uma estética discreta e emite um sinal sonoro quando encostada.
Monitoramento eletrônico
O monitoramento eletrônico é composto por ferramentas e dispositivos de segurança, para vigiar a casa com câmeras de segurança, conectadas em uma central, que pode ser em monitores, como no próprio celular, de forma remota.
Dessa forma, mesmo estando fora, o morador pode ver uma invasão em andamento e chamar a polícia.
Iluminação
Mesmo que seja um método menos eficaz do que um sistema de segurança ou as grades, manter o local bem iluminado também é uma forma de afastar os meliantes.
Optar por iluminação externa de qualidade e que fique ligada durante toda a noite é uma das dicas de segurança usada por muitas pessoas, como uma ferramenta extra atrelada a outros dispositivos.
Alarmes e sensores de presença
Os alarmes são grandes parceiros da proteção residencial, pois por meio de sensores variados, que podem ser magnéticos, infravermelhos ou de movimento, detectam a presença de intrusos e soam a sirene.
Inclusive, a presença de alarmes também atua como forma de prevenir invasões, uma vez que as sirenes à mostra deixam claro que se uma invasão ocorrer, o alarme será acionado, o que pode fazer os meliantes desistirem da ação.
Fechaduras resistentes
Fechaduras resistentes, com trancas reforçadas e de metal, são ideais para todos os tipos de casas, principalmente as que ficam em condomínios, pois não há portão ou outra barreira direta para a entrada.
As fechaduras resistentes dificultam o arrombamento, assim como fazem muito barulho ao serem quebradas, o que além de chamar a atenção, pode permitir que os moradores tenham chance de chamar a polícia ou acionar o botão de pânico.
Vizinhança
Em muitos lugares, como condomínios, bairros residenciais e vilas, por exemplo, moradores podem se unir para combater a onda de crimes da região.
Ao ver alguma movimentação suspeita, os vizinhos podem se unir fazendo barulho com apitos e acionar a polícia.
Assim como combinar que após determinado tempo depois que um alarme da região começar a tocar, alguém chame ajuda.
Agora que você já sabe dessas dicas de segurança, continue ligado nesse assunto e saiba qual tipo de câmera de segurança externa é a melhor.