O que é portaria virtual e quais são suas vantagens?

O que é portaria virtual e quais são suas vantagens?

Os crimes envolvendo a segurança de condomínios está aumentando e tanto gestores como moradores estão preocupados com esses números, buscando novas soluções para manter o ambiente mais seguro. Nesse contexto, entender o que é portaria virtual é uma grande oportunidade de conhecer uma excelente solução.

A tecnologia está trazendo inovação para todos os setores do mercado e com os condomínios não seria diferente, principalmente por causa da constante ameaça à segurança e integridade dos moradores.

Foi assim que surgiu a portaria virtual, um novo jeito de gerir a entrada e saída de visitantes e moradores, utilizando de tecnologia como aliada para trazer mais segurança e inteligência para essa gestão.

Nesse post iremos falar sobre o que é portaria virtual e seus benefícios para o condomínio e moradores. Confira!

O que é portaria virtual?

Diferente da portaria convencional, onde um porteiro necessita ficar pessoalmente na entrada ou em uma pequena guarita, a portaria virtual é feita de maneira remota, sendo mais rápida e segura para todos.

Nela, um profissional da empresa escolhida ficará em uma central, batendo os dados e liberando os acessos quando devidos, de forma a controlar o ambiente por completo, tanto a porta da frente, como as garagens.

Esse sistema impede que crimes comuns de identidades falsas e assaltos, que colocam o porteiro de refém, aconteçam, por exemplo.

Como funciona a portaria virtual?

Nesse sistema de portaria, os moradores serão cadastrados por meio de biometria ou uma TAG.

No caso da TAG, basta encostá-la em um sensor que terá na porta, liberando o acesso do morador em segundos.

Já a biometria, funciona com o toque do dedo indicador em um outro tipo de sensor na porta.

No caso dos visitantes, não têm grandes segredos também. 

O porteiro remoto irá pedir alguns dados para a pessoa e perguntará o apartamento que deseja entrar e o nome do responsável por sua liberação.

No mesmo momento, ele entrará em contato com o morador, que irá ou não liberar a sua entrada.

Quais são as vantagens dela?

Além de usar tecnologia de ponta e segurança extra, a portaria virtual apresenta outros diferenciais, confira:

Custo-benefício

A instalação é simples e sem alto custo, por isso, a portaria virtual também traz economia de modo geral.

Isso porque sua manutenção é simples e o gestor economiza em fatores como contratação de mão de obra, pagamentos e tributos, e possíveis causas trabalhistas.

É importante ressaltar que o porteiro remoto é responsabilidade de empresa contratada e é terceirizado, portanto, além de ter menos gastos, é uma solução que também tira preocupações e burocracias dos responsáveis.

Além disso, não há faltas ou problemas de férias e saídas antecipadas. A empresa contratada sempre terá profissionais disponíveis para atender o seu condomínio.

Visão completa e privilegiada 

Mesmo de longe, o porteiro consegue ter acesso a todos os ambientes do condomínio por meio das câmeras instaladas estrategicamente dentro e fora de todos os ambientes da construção.

Com acesso a essas áreas a todo o momento, o porteiro consegue visualizar rapidamente qualquer movimentação estranha e acionar ajuda policial, dentro da central, sem sofrer nenhum tipo de risco ou ameaça.

Os moradores, apesar de não terem contato direto com o porteiro, conseguem contatá-lo de forma simples e se de alguma forma estiverem em perigo, ele também pode oferecer ajuda.

Há quem acredite que a portaria presencial ainda seja a melhor, por ser convencional, mas as pequenas falhas de segurança, mesmo que pareçam mínimas, existem.

Agora que você já sabe o que é portaria virtual, que tal continuar a leitura sobre esse assunto e saber para quem é indicado esse serviço? Caso queira mais informações sobre esse serviço, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *