Se bitucas de cigarro fossem sementes, certamente Porto Alegre (e muitas outras cidades do mundo) estariam cheias de plantas.
“Bitucas não são sementes” é, justamente, o novo slogan do projeto ‘PoA sem Bituca’, que surgiu em 2015 e durou até 2016.
Para marcar a volta do projeto, o ‘PoA Sem Bituca’ estará Centro de Porto Alegre, no Largo Glênio Peres, nos dias 19 e 20 de julho.
A ideia é incentivar a população a diminuir as pontas de cigarros jogadas no chão diariamente.
Para isso, o projeto irá trocar bitucas por mudas de hortaliças, temperos ou plantas. Quem tiver 20 bitucas ganhará uma muda de hortaliça, 50 será muda de tempero e 100 uma muda de planta.
Entenda o projeto
É uma iniciativa que surgiu em 2015 que visa coletar e dar destino correto as bitucas de cigarro de Porto Alegre.
O projeto também faz o descarte correto dessas bitucas. São levadas até Nova Santa Rita e substituem carvão mineral em fornos da indústria de cimento.
Por que não deu certo da primeira vez?
De acordo com Flávio Costa Leites, coordenador da Eco Prática, idealizadora do projeto, a falta de interesse da população em apoiar e falta de conscientização dos fumantes foram os principais motivos. Além disso, o projeto também sofreu com falta de verbas por parte da Prefeitura.
Por esse motivo, desta vez as bituqueiras serão feitas de material reciclado, o que barateia sua produção, e serão reforçadas para que não haja depredação delas – problema grave enfrentado na primeira vez que o projeto foi implantado.
Para não esquecer
- Onde? Largo Glênio Peres
- Quando? 19 e 20 de julho
- Que horas? A partir das 9h
20 bitucas = uma muda de hortaliça 🥕🥒🍆 50 bitucas = uma muda de tempero 🌱🌿 100 bitucas = uma muda de planta 🌵🌼🌳
Link permanente
Larissa, boa noite.
Voce sabe dizer se esse projeto continua ativo? E teria o contato dos idealizadores?