Qual o melhor rastreador veicular? Radiofrequência, GPS/satélite ou GSM/GPRS?

Qual melhor rastreador veicular

Hoje o mercado oferece diversas opções de rastreadores veiculares, tendo preços e tecnologias diferentes. Com tanta diversidade, muitas pessoas ficam na dúvida sobre em qual tecnologia investir.

Esse sistema auxilia na segurança de veículos e gestão de frotas, então é muito importante entender as diferenças das tecnologias disponíveis. Basicamente hoje estão disponíveis três tipos de rastreadores: GSM/GPRS, GPS/satélite e o via radiofrequência. Cada um atende a uma necessidade diferente, sendo que a GSM/GPRS é a mais completa.

Para você entender o porquê, fizemos uma lista especificando a diferença de cada um, confira:

Rastreador por radiofrequência:

Esse tipo de rastreador envia ondas eletromagnéticas para a central de rastreamento após o modo “SOS” ser acionado.

Enquanto isso, a equipe de rastreamento tenta localizar o veículo através do receptor, que indica a localização baseado na potência do sinal e na direção em que esse sinal é adquirido.

Apesar de ter um custo baixo, essa tecnologia depende de torres de rádio para poder funcionar, o que limita sua cobertura.

Rastreador por GPS/satélite

Muito utilizado em frotas e máquinas agrícolas, o rastreador GPS ou satelital funciona através de 24 satélites que contornam o planeta. É o trabalho desses satélites que permite a transmissão precisa de informações de localização.

As informações são processadas pelos “módulos de recepção”, que estão inseridos em todos os aparelhos de rastreadores. Um microprocessador calcula de forma imediata a posição do objeto rastreado e envia essas informações para a central de rastreamento. Esse tipo de rastreador tem grande cobertura e tem um valor mais alto que os outros modelos.

Rastreador por GSM/GPRS

O GPRS nada mais é que a junção de dois componentes: o satelital (GPS) e o telefônico (GPRS/GSM). O sistema funciona através de um chip de celular GSM, que por sua vez recebe os sinais do GPS. O servidor faz o processamento e a interpretação dos dados através de softwares específicos criados para esse fim.

Os dados transmitidos e recebidos transformam números e códigos em localizações precisas e as enviam para a central de rastreamento. As vantagens desse tipo de rastreador são o baixo custo, a instalação discreta e a comunicação sempre ativa.

qual-o-melhor-rastreador-para-carros

Afinal, qual o melhor tipo de rastreador veicular?

Não existe tecnologia melhor ou pior, existe a que se adequa mais a sua necessidade. Portanto, é preciso fazer uma avaliação sobre qual é a melhor para você. Se pretende fazer uso doméstico, por exemplo, o mais indicado é a tecnologia GSM/GPRS, pois ela tem alta cobertura, está sempre ativa e tem o melhor custo x benefício do mercado.

Gostou desse post sobre qual o melhor rastreador veicular?
Então curte e compartilha, assim muitas pessoas saberão as diferenças de tecnologias dos rastreadores! Você também pode seguir a gente na nossa página.

Para realizar uma cotação grátis, clique aqui e fale com um de nossos consultores. Saiba mais sobre o Rastreador Veicular da Volpato:

Rastreador da Volpato tem índice de 98% de recuperação em 2018
Rastreador veicular para carros antigos é a melhor opção contra furto e roubo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *