Saiba como escolher a melhor empresa de rastreamento veicular?

como escolher a melhor empresa de rastreamento veicular

O ramo de rastreador veicular vem em constante crescimento nos últimos anos. Com isso, diversas empresas surgiram no mercado, sendo que algumas já estão nesse setor há 10, 15, 20 anos.
É muito comum que na etapa da procura o consumidor fique confuso para escolher qual empresa contratar, afinal está recebendo uma enxurrada de informações.

E é nesse momento que você deve estar mais atento, pois as chances de acabar levando “gato por lebre” são grandes.
Para que você faça a melhor escolha de acordo com suas necessidades, confira o que levar em conta na hora de decidir qual empresa irá contratar:

Homologação da Anatel

como escolher a melhor empresa de rastreamento veicular

Antes de tudo, a melhor empresa de rastreamento veicular com certeza deverá ter um produto homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Questione o vendedor a respeito disso e pergunte se há o selo da Anatel, pois isso é a prova de que o produto está homologado.

Essa não homologação quer dizer que não há garantia no produto e ele não foi testado – não atendendo assim os requisitos básicos de qualidade e segurança estipulados pela Anatel.
A empresa oferece algum tipo de suporte?
Quando estiver pesquisando, observe que tipo de suporte ela vai te oferecer. O primeiro indício de uma empresa séria é que ela vai te cobrar uma mensalidade para que você tenha:

Central de Rastreamento 24h;
Equipe para resgate do veículo (que atende nacionalmente);
Suporte técnico para eventuais manutenções.
Tudo isso gera gastos e contratação de pessoas, por isso a empresa cobra uma mensalidade fixa – que não costuma ser muito alta.

Nas suas pesquisas irão aparecer muitas empresas que vendem rastreador sem mensalidade. Pode parecer tentador se ver livre das mensalidades, mas saiba que esse tipo de negócio não irá te dar nenhum tipo de suporte.

Benefícios

como escolher a melhor empresa de rastreamento veicular

Além do suporte, é importante preocupar-se com quais benefícios a empresa vai te oferecer. Algumas das perguntas que devem ser feitas antes da contratação:

  • Terei aplicativo para acompanhar a situação do meu veículo?
  • Meu veículo será bloqueado em caso de roubo?
  • O sinal do equipamento é excelente?

Todas as respostas devem ser positivas, pois:

  • Um rastreador sem a facilidade de um aplicativo não é algo muito prático. Pergunte também se é possível visualizar trajetos e ativar funções para receber alertas (essa resposta também deve ser positiva;
  • A função bloqueio é de extrema importância para que haja sucesso na recuperação do veículo, então é importante que a empresa contratada também ofereça esse benefício ;
  • O sinal tem que ser excelente, nada menos do que isso deve ser aceito, por motivos óbvios: facilidade na localização e bloqueio do veículo.

Opte pela tecnologia mais adequada para você

As empresas de rastreadores veiculares costumam usar uma das três tecnologias disponíveis hoje, que são: radiofrequência, GPS/satélite e GSM/GPRS.

Não existe tecnologia melhor ou pior, existe a que se adéqua mais a sua necessidade. Portanto, é preciso fazer uma avaliação sobre qual é a melhor para você.

Por exemplo, se pretende fazer uso doméstico o mais indicado é a tecnologia GSM/GPRS, que tem alta cobertura, está sempre ativa e tem o melhor custo-benefício do mercado.

Hoje em dia é essencial ter algum tipo de proteção no veículo, afinal o índice de insegurança está alarmante. Investir em um rastreador tem sido a melhor opção, pois além de ter um ótimo custo-benefício, ele ainda pode baratear o valor do seguro.

Esse post foi útil para você?

Então compartilha nas suas redes sociais. Quanto mais pessoas saberem como escolher a melhor empresa de rastreamento veicular, melhor!

Deixe um comentário