Seu veículo foi roubado ou furtado? Saiba o que fazer

Veículo roubado ou furtado

Seu veículo foi roubado ou furtado? Isso por si só é uma grande dor de cabeça, pois ficam traumas e a sensação de impotência por ter seu bem material, conquistado com muito esforço, levado.

Nessas situações, a pergunta que fica é: “como devo agir?”. É difícil manter a calma e pensar rápido nesses momentos, mas o ideal é que os procedimentos sejam feitos de forma ágil para que seu automóvel seja recuperado rápido.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas do que você deve fazer caso tenha seu veículo roubado ou furtado. Confira:

Ligue imediatamente para o 190

Se seu veículo foi roubado ou furtado, esse é o primeiro passo que você deve seguir. Quando você informa à Polícia Militar sobre o roubo ou furto do automóvel, a ocorrência ficará registrada no banco de dados da corporação e as viaturas que estão na área serão alertadas.

Entre em contato com a PRF

Assim que possível, cadastre no site da PRF os dados do seu automóvel roubado/furtado. Eles possuem um sistema chamado Sinal (Sistema Nacional de Alarmes), que é basicamente um banco de dados onde os policiais rodoviários federais de todo o Brasil recebem as informações do veículo, tornando-se uma importante ferramenta na recuperação do automóvel. O registro também pode ser feito através do telefone 191.

Saiba a diferença entre roubo e furto

Veículo roubado ou furtadoMuitas pessoas acreditam que se trata da mesma coisa, mas não é. Apesar de serem duas maneiras de subtração de bens, elas têm uma sutil diferença.

    • Caracteriza-se roubo quando uma pessoa tem seu bem levado por assaltantes de forma violenta ou sob grave ameaça;
    • Já o furto é caracterizado quando o automóvel – ou qualquer outro bem material – é levado sem que o proprietário perceba ou esteja presente.

É importante saber essa diferença, pois no momento que você for fazer o boletim de ocorrência a forma como ele será feito mudará.

Faça o boletim de ocorrência

Como dissemos anteriormente, saber a diferença entre roubo e furto te ajudará na hora de registrar o boletim de ocorrência.

Quando acontece um roubo, você terá que se dirigir à delegacia mais próxima, pois só poderá ser feito presencialmente.

Em caso de furto, o boletim pode ser feito via internet, através da Delegacia Eletrônica/Virtual/Interativa – o nome muda conforme o estado que você estiver.

Esse registro avisa aos órgãos de segurança sobre a situação do veículo, facilitando a devolução do mesmo caso tenha sido apreendido, por exemplo, pelo Detran.

Use todos os recursos dos equipamentos de segurança

Alguns dispositivos de segurança podem ajudar nessas horas. Diversas tecnologias estão disponíveis no mercado que podem auxiliar na recuperação do veículo. São elas:

  • Corta-corrente

Conhecido como “segredo”, esse dispositivo impede que seja dado partida no veículo. Embora tenha algumas versões mais atualizadas, onde o veículo só para depois de um tempo – para não causar confronto com os assaltantes -, essa tecnologia é a mais simples.

  • Bloqueador

Esse dispositivo bloqueia a bomba de combustível ou ignição, fazendo com que o automóvel seja bloqueado e os criminosos o deixem para trás. No entanto, esse dispositivo não dá a localização do veículo e fica a cargo do proprietário encontrá-lo. É uma boa tecnologia para ajudar na recuperação, mas sozinha não faz muita coisa.

  • Rastreador veicular

Através do sinal de satélite GPS, esse dispositivo mostra a localização exata do veículo. Além disso, o rastreador veicular também faz o bloqueio. É a melhor tecnologia para recuperação de automóveis e que também auxilia a polícia contra bandidos. Ligue imediatamente para central de rastreamento da empresa contratada e peça o bloqueio e localização do veículo. Algumas empresas também disponibilizam equipe para fazer o resgate do automóvel, o que auxilia ainda mais na recuperação.

De acordo com o site da Polícia Rodoviária Federal, a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato. Se seu veículo foi roubado ou furtado, siga esse “passo a passo” as chances de recuperação do seu bem serão bastante altas.

Gostou do post?

Então compartilha esse post para que mais pessoas saibam como agir nessas horas!

Caso tenha interesse de adquirir agora o serviço, você pode clicar aqui e contratar o seu rastreador com a Volpato.

3 comentários sobre “Seu veículo foi roubado ou furtado? Saiba o que fazer

Deixe um comentário