12 dicas valiosas para dirigir na chuva com segurança

Essa semana a região sul do país enfrentou – e ainda enfrenta – fortes chuvas em todos os estados.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), toda a região está em Alerta Laranja até domingo, ou seja, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Chuva e direção pode ser uma combinação perigosa. No entanto, existem pessoas que dependem do carro para se locomover e até mesmo trabalhar, então não dá para se dar ao luxo de deixar o carro ou moto em casa. 

Mas dá para ter atenção em dobro! Por isso, confere nossas 12 dicas valiosas para dirigir na chuva com segurança:

1 – Chuva muito forte

Se a chuva estiver fora do normal, estacione o carro! É possível dirigir com chuva fraca a forte, mas em casos de tempestades a melhor opção é parar o carro – em uma via que não esteja alagada de preferência – e esperar amenizar.

2 – Limpador de para-brisa

Parece meio óbvio e até mesmo bobo, mas mantenha o para-brisa funcionando perfeitamente! Além disso, dirigir na chuva sem usar o limpador é considerado uma infração grave, sendo passível de multa e apreensão do veículo.

3 – Vidros desembaçados

Como os vidros estão fechados, a temperatura interna sobe e os vidros embaçam e isso é completamente normal. 

Por isso, tenha sempre em mãos uma flanela específica para limpar os vidros. Se o seu veículo tiver ar-condicionado, ligue o desembaçador – o que dispensa o uso da flanela. Acionar o sistema de ventilação ou manter uma fresta das janelas abertas também funciona.

4 – Fique atento aos pneus

Para que a aquaplanagem (fenômenos que faz os carros perderem contato com o asfalto ao passar sobre uma fina camada de qualquer fluido) não aconteça, o bom estado de conservação dos pneus é essencial.

Portanto, verifique sempre o estado dos pneus, pois andar com o eles em má qualidade pode gerar acidentes.

5 – Faróis acesos

Mesmo que esteja de dia, acenda-os! A cerração ou neblina dificulta a visibilidade e é considerado infração de nível médio dirigir nessas condições com o farol apagado.

6 – Velocidade reduzida

Por incrível que pareça, as pessoas tendem a dirigir mais rápido em dias de chuva! O que não faz o menor sentido, já que pode acontecer, como falamos antes, a aquaplanagem, o que pode resultar em um acidente.

Lembre-se sempre: quanto mais rápido você andar com seu carro, menos controle sobre ele você terá.

7 – Distância

Em dias de chuva manter a distância adequada é ainda mais importante. Como já falamos aqui, freadas abruptas em dias chuvosos pode ser perigoso. 

Quanto maior a distância, melhor. 

8 – Evite ultrapassagens

Evite o máximo! Como a visibilidade é bem baixa, as chances de você não ver um veículo vindo no sentido contrário são grande. Além disso, a aderência e o tempo de resposta do veículo são menores nessas condições. 

 9 – Mãos no volante

Se você tem o hábito de dirigir somente com uma mão no volante, evite fazer isso nos dias de chuva! Manter o controle do veículo na pista molhada é muito mais difícil que em dias secos. 

 Por isso, mantenha as duas mãos no volante!

10 – RPM alta

RPM, ou rotações por minuto, do motor são promovidas pelo aumento da marcha enquanto estamos dirigindo. Ou seja, quanto maior elas forem, mais aderência o veículo terá no solo. 

 A dica de ouro é: reduza a marcha para manter uma alta RPM. Assim você precisará pisar mais no acelerador para se movimentar em uma velocidade adequada, o que resultará em boa tração e estabilidade ao veículo.

11 – Curvas são perigosas

Nesse caso todas! Em pistas molhadas é necessário ter atenção redobrada em todas as curvas. Nada de fazer uma curva em alta velocidade ou frear quando estiver fazendo!

 O ideal é que você reduza a velocidade antes que o veículo inicie a curva. Assim você poderá evitar acidentes.

12 – Evite vias alagadas

Pode parecer impossível, mas tente evitar vias que estejam alagadas. Fique atento para que de longe você já consiga enxergar se dá ou não para trafegar naquela via. Se for uma rua ou avenida que seja conhecida por alagamentos, já evite de passar por ela! 

Se seu veículo fique danificado por conta da água, dificilmente seu seguro auto cobrirá os danos, caso seja provado que você expôs o veículo ao risco de ser danificado. 

Não teve jeito e precisou passar pela área alagada? Faça isso usando a primeira marcha e mantenha uma aceleração constante. É importante que você não deixe o veículo ‘morrer’, mas se isso acontecer coloque-o em ponto morto, desça e empurre o carro até um local seguro.

Gostou das dicas?

Então compartilha para que mais gente saiba!

Proteja seu carro com nosso Rastreador Veicular! Clique aqui e saiba mais sobre nossas promoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *