VAI VIAJAR? Revise estes 10 itens de segurança veicular antes

itens de segurança veicular

As férias estão cada vez mais próximas e com ela vem a temporada de viagens em família. Para que nada de errado aconteça e você possa voltar para casa com uma boa história para contar, é preciso estar atento aos itens de segurança do automóvel.

Por isso, preparamos uma lista com os 10 itens básicos de segurança veicular que devem ser revisados em seu carro antes de viajar, confira:

1 – Pneus e estepes

Comece pelo mais básico. Não pode ficar desleixado com esses itens, afinal ninguém quer ficar parado na estrada esperando por guincho. Revisar pneus e estepe é essencial e pode evitar muitos acidentes. O correto é fazer isso a cada 15 dias e calibrá-los de acordo com a indicação do fabricante – o que garante também economia de combustível durante a viagem. Ah, não se esqueça de fazer o mesmo com estepe.

2 – Lâmpadas e faróis

Revise bem esses itens antes de viajar! Afinal, você pode receber uma multa se a lanterna estiver quebrada ou queimada. Além do mais, sua viagem estará muito mais segura com lâmpadas e faróis em dia.

3 – Itens de segurança

Veja se o extintor veicular está na validade e atende as normas, se os cintos de segurança estão funcionando perfeitamente e se tem as ferramentas obrigatórias em mãos (chave de rodas, triângulo e macaco). Tudo isso vai deixar sua viagem bem mais tranquila.

4 – Freios

Confira se as pastilhas estão em bom estado, se o fluído está em bom nível e se está sem vazamentos. Fique atento também a ruídos, trepidações, perda de eficiência e pedal duro, pois pode indicar falha nos freios. Por isso, peça uma avaliação minuciosa ao profissional que vai revisar.

5 – Óleo, filtros de ar e água

A água é responsável pela refrigeração e perfeito estado do motor e deve ser trocada a cada 30 mil km. Para monitorar esse tipo de situação, fique sempre de olho no medidor de temperatura no painel do seu carro e se o ponteiro começar a se aproximar da marcação vermelha, então é hora de trocar a água. Não ignore também o vencimento do óleo – a troca pode ser a cada 12 meses ou 10 mil km rodados, o que vencer primeiro. Além do mais, se você trocar o óleo e não trocar o filtro, a vida útil do lubrificante cai consideravelmente.

6 – Bateria

Em via de regra, a bateria tem vida útil de 5 a 7 anos, mas é preciso que vistorias sejam feitas com certa frequência para que se teste a eficiência da bateria, no entanto é sempre bom dar uma checada antes de viajar.

itens de segurança veicular

7 – Correia dentada

Substituir preventivamente este item vai te poupar de muita dor de cabeça. Deve ser efetuada, em média, a cada 50 mil km, no entanto deve ser feita uma verificação a cada 15 mil km, onde pode ser apontado trincas e desgastes. Isso evita que a peça se rompa e ocasione danificação grave do motor.

8 – Rodas

Se você anda muito em vias que são irregulares e com buracos, com certeza deve ter algum amassado nas rodas e isso compromete o balanceamento das mesmas. A cada 10 mil km é necessário fazer esse balanceamento e o alinhamento da suspensão. Atente-se aos sinais: vibrações no volante ou direção desalinhada indicam que você deve antecipar a revisão.

9 – Limpadores de para brisas

Garantir que sua visão não esteja comprometida na estrada é essencial. Cheque se as lâminas e borrachas estão em bom estado e se as hastes estão encaixadas corretamente.

10 – Dispositivos de segurança

Veja se o alarme, rastreador veicular, localizador, enfim, qualquer acessório de segurança, está funcionando perfeitamente. O índice de segurança no Brasil está bem preocupante e ninguém quer ter uma história ruim da viagem. É importante que, além da sua família, a segurança dentro do carro também esteja garantida. E se você ainda não possui nenhum destes acessórios, vale a dica de investir em um.

Obedecer aos prazos de validade e ficar atento ao funcionamento desses itens de segurança fará com que você não tenha surpresas desagradáveis durante a viagem. Esses são só alguns itens que devem ser revisados, mas o ideal é você levar em uma oficina mecânica de confiança para fazer a checagem completa e trocar tudo que for necessário.

Gostou das nossas dicas de segurança veicular?

Então compartilhe esse post e incentive as pessoas que você conhece a revisar o carro antes de viajar também. Para saber mais sobre segurança veicular leia:

Deixe um comentário