Os bairros mais perigosos para motoristas de Uber em Porto Alegre

Os bairros mais perigosos para motoristas do Uber em Porto Alegre

O ano de 2019 mal começou e os jornais já estão repletos de notícias sobre motoristas de aplicativos agredidos durante assalto e até mesmo mortos. Desde o início de janeiro foram contabilizados pelo menos cinco casos.

De acordo com o Atlas da Violência 2018, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Porto Alegre é a sétima capital mais violenta do Brasil.

Alguns bairros tendem a ser mais perigosos para exercer a profissão de motorista de aplicativo. Segundo levantamento feito pela Polícia Civil em 2017, os bairros com maior número de roubos e furtos de veículos são:

  1. Rubem Berta
  2. Sarandi
  3. Petrópolis
  4. Itu-Sabará
  5. Vila Ipiranga
  6. Floresta
  7. Passo d’Areia
  8. Rio Branco
  9. São João
  10.  Auxiliadora / São Gerardo

Apenas dois bairros não são da Zona Norte, região que há anos vem sofrendo com a grande incidência de roubos de veículos, homicídios e latrocínios.

Desde setembro de 2018 a Uber vem testando em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis o recurso de mostrar o destino final para o motorista, função que foi amplamente pedida pelos motoristas parceiros da empresa.

Recentemente, a empresa começou a limitar a chamada de alguns bairros que considera mais arriscado. Em pelo menos 19 vias de 11 bairros da capital gaúcha é impossível fazer a solicitação de um motorista pela Uber entre 22h e 6h. São eles:

Os bairros mais perigosos para motoristas do Uber em Porto Alegre

Mapa desenvolvido pela GaúchaZH com base nos dados coletados pelo Raio X da Violência e Polícia Civil
Foto: GaúchaZH

A polícia orienta que caso você seja vítima de um assalto entregue tudo o que pedirem, não reaja, tente manter a calma, faça apenas o que o criminoso mandar e, assim que possível, ligue para o 190.

Algumas medidas de segurança paralelas às da polícia estão sendo cada vez mais usadas. A mais utilizada é a instalação do Rastreador Veicular, tecnologia que vem auxiliando na recuperação de veículos com altos índices de eficácia.

Esse post foi útil para você?

Então compartilha e faça com que mais motoristas de aplicativo saibam quais são os bairros mais perigosos para trabalhar.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Os bairros mais perigosos para motoristas do Uber em Porto Alegre
Author Rating
51star1star1star1star1star

2 Comentários

  1. Avatar

    A Uber só quer saber dos altíssimos percentuais deles. Não estão nem aí com os motoristas. Imaginem tem uma frota enorme a custo zero.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *