3 dicas para elaborar um projeto de segurança eletrônica para condomínios!

Experiências vivenciadas e as constantes notícias da imprensa enfatizam a importância e a necessidade dos condomínios elaborarem um projeto de segurança eletrônica para garantir mais proteção às pessoas e ao imóvel.

Há alguns meses, a Polícia Militar de Criciúma, cidade do sul do estado de Santa Catarina, emitiu uma nota alertando a população sobre o aumento de arrombamentos em condomínios.

A ação dos criminosos tem como objetivo levar bicicletas estacionadas no interior dos estabelecimentos, uma vez que esses objetos têm alto valor e são fáceis de negociar. 

Sabe-se também que ladrões investem de formas audaciosas usando de vários recursos para agirem e que detalhes na segurança podem fazer toda a diferença tanto para tornar o local mais vulnerável ou mais seguro. 

Quer saber como elaborar um projeto de segurança eletrônica para condomínios? Continue a leitura e confira algumas dicas.

Como elaborar um bom projeto de segurança eletrônica para condomínio?

Em uma matéria publicada no Jornal Correio, da cidade de Campinas, a Polícia Militar alerta sobre as brechas na segurança que deixam os condomínios em situação de vulnerabilidade. 

Entre as falhas apontadas pelo órgão, estão:

  • falta de um controle rigoroso na portaria,
  • ausência de câmeras em lugares estratégicos,
  • falhas na iluminação,
  • falta de manutenção em árvores.

Considerando o alerta, ao elaborar um bom projeto de segurança eletrônica para prédio é preciso:

Fazer um diagnóstico

O primeiro passo é fazer um diagnóstico de toda a situação, considerando como que os moradores e prestadores de serviço entram e saem do local.

Importante também apontar o que já está dando certo e deve ser aprimorado, bem como identificar todas as falhas existentes que fazem com que o condomínio seja mais vulnerável à ação de ladrões.

Nessa avaliação é necessário também se apontar as atuais despesas, medindo os resultados e planejando um novo orçamento para melhorar a segurança e a proteção do local e dos moradores.

Conhecer as tecnologias disponíveis

Todo projeto de segurança eletrônica conta com a eficiência e inteligência da tecnologia. Por isso, é preciso conhecê-la para escolher qual a melhor para o seu imóvel.

Entre as mais usadas estão:

Cercas elétricas

Elas têm a função de inibir a ação de criminosos e podem constar no projeto de segurança eletrônica. 

Seu sistema de funcionamento emite choques elétricos sempre que alguém entra em contato com ela. 

No entanto, para fazer a sua instalação, o condomínio precisa consultar a prefeitura e pedir autorização.

Câmeras

As câmeras de segurança são uma das mais eficientes soluções para inibir e proteger o condomínio da ação de ladrões e criminosos.

Elas também são excelentes recursos para o auxílio da investigação sobre as ocorrências que aconteceram no local. 

De forma geral, elas devem ser instaladas em pontos estratégicos nas entradas e saídas de pessoas, de forma que permitam maior e melhor visualização do perímetro. 

Sistemas de alarme

Por aumentar de forma eficiente a proteção do imóvel e ser uma das soluções mais efetivas para ações criminosas dos ladrões, o sistema de alarme não pode ficar de fora de um projeto de segurança eletrônica. 

Um sistema inteligente de alarme conta com tecnologia avançada, que entre outras funções possibilita: 

  • a integração com as portarias, 
  • conter o botão do pânico,
  • emitir relatórios sobre os eventos que ocorrem no local. 

Contar com a ajuda de uma empresa especializada

A última dica é contar com uma empresa especializada no assunto.

Somente profissionais experientes poderão indicar a melhor solução para atender às necessidades dos moradores e promover maior proteção ao local. 

Da mesma forma que somente quem atua na área saberá indicar os pontos estratégicos do condomínio que precisam de câmeras e alarmes, por exemplo. 

Deve-se procurar quem ofereça também o serviço de controle, monitoramento e assistência 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. 

Por isso, o ideal é que na elaboração do projeto seja planejada a contratação de uma empresa especializada que oriente, instale e monitore o seu condomínio, para isso, acesse o site da Volpato e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *