Saiba como evitar o uso do veículo da empresa para fins pessoais

Um dos maiores desafios das empresas que possuem frotas de veículos é manter o controle da mesma. Não é difícil acontecer de funcionários usarem o carro ou moto da empresa para fins pessoais.

No momento da contratação é difícil identificar esse tipo de comportamento em um futuro funcionário, por isso é importante a empresa tomar algumas providências para que o veículo da empresa não seja usado para fins pessoais.

Confira nossas dicas do que fazer para evitar esse mau uso:

Documento informando a forma de uso

De acordo com o CENOFISCO, no caso de desconto referente ao mau uso do veículo, se no momento do fornecimento do veículo a empresa não concedeu um documento informando a forma de uso e que haveria descontos pelo mau uso, e se não há previsão em seu contrato de trabalho referente a descontos por danos causados pelo empregado, a empresa NÃO poderá efetuar qualquer desconto, salvo em caso de dano intencional, conforme previsto no artigo 462 da CLT.

Por isso, é importante que a empresa deixe tudo “às claras” ao funcionário. Somente assim poderá tomar as medidas cabíveis, como desconto, advertência ou até mesmo demissão por justa causa.

Rastreador veicular

Se você, como empresário, já informou ao funcionário que não deve usar o carro da empresa indevidamente, ele concordou e mesmo assim usou/usa o veículo dessa forma, então você deve estar preparado para inibir a ação de funcionários mal intencionados.

Com o rastreador veicular, você consegue controlar toda a sua frota de carros ou motos. Pelo computador ou smartphone é possível gerar relatórios de deslocamentos, paradas e velocidade.

Além disso, a função “cerca eletrônica” possibilita traçar uma rota específica de onde o veículo não pode sair. Você pode traçar uma “cerca” somente nas redondezas do trabalho e por onde o funcionário for se deslocar com o veículo. Veja o exemplo abaixo:

O rastreador veicular também se torna útil para aumentar a produtividade do funcionário. Isso acontece porque, ao perceber que está sendo monitorado através do rastreamento, o empregado acaba se “colocando na linha”.

Além de todos esses benefícios, o rastreador veicular também é a tecnologia mais acessível, tem monitoramento 24h, bloqueio imediato e equipes táticas que auxiliam na recuperação do veículo caso seja roubado/furtado.

Ficou interessado em instalar um rastreador veicular?

Estamos presentes em todos os estados do Brasil! Para realizar cotação, clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *