Como garantir a segurança em áreas comuns do condomínio?

A segurança das áreas comuns do condomínio e de todo seu entorno é um dos maiores motivos que fazem com que pessoas morem nesse tipo de ambiente, que inclusive está sendo cada dia mais procurando e movimenta mais de 165 bilhões de reais da renda brasileira.

Isso porque elas possuem diferenciais, como as piscinas, garagens, salões de festa e outras, que devem estar sob vigia constante para que as pessoas se sintam seguras para poder usufruir de seus benefícios.

Mas se não existirem medidas de segurança efetivas e nem supervisão de um porteiro, o uso inadequado desses locais pode gerar conflitos, má conduta e até mesmo incidentes que podem desencadear grandes problemas para todos os envolvidos.

Mas o que fazer, então, para garantir a segurança nas áreas comuns do condomínio? Preparamos este post para ajudá-lo a colocar em prática as melhores medidas de segurança, confira!

Quais são as melhores práticas para garantir segurança nas áreas comuns do condomínio?

Para manter a ordem, segurança e a correta utilização das áreas comuns do condomínio, é importante colocar em prática algumas medidas.

As práticas que separamos são distintas, mas se conectam perfeitamente, garantindo que todos esses locais sejam vigiados e controlados adequadamente. 

São elas:

Defina regras de uso

Todo ambiente, principalmente as áreas comuns do condomínio, precisam de regras para que a ordem e a segurança de pessoas de todas as idades se mantenha.

Tanto o uso da piscina, do salão, como da garagem precisam ter uma lista do que pode e do que não pode ser feito, horários de uso, entre outros.

Além de evitar incidentes, é uma forma de mostrar que a organização do condomínio está atenta a tudo.

Comunique as regras

Após ter todas as regras definidas, é de extrema importância que elas sejam comunicadas, por meio de placas, comunicados e reuniões, se necessário.

Para que as pessoas possam seguir as regras, elas precisam conhecê-las, assim como entender a importância do cumprimento das mesmas, já que foram criadas para o próprio bem de todos que ali moram ou frequentam.

Além disso, a comunicação deve ser completa e envolver as punições para quem descumprir as ordens.

Aposte em soluções eletrônicas

Infelizmente, mesmo sabendo das regras, sua importância e punição caso sejam desrespeitadas, algumas pessoas mantêm a conduta inadequada.

E o que fazer para impedir ou diminuir isso? Instale câmeras de segurança nas áreas comuns do condomínio! 

Além disso, ser importante para manter o cumprimento das normas, poderá documentar facilmente caso alguém infrinja alguma delas.

Inclusive, o uso de câmeras de segurança está cada dia mais presente em condomínios de todos os tamanhos e naturezas, diminuindo sensivelmente os conflitos, acidentes e outros imprevistos.

Conte com ajuda profissional

Além das regras e auxílio de soluções eletrônicas, por que não contar com a ajuda de um porteiro? Este é o profissional especializado em controlar a circulação de pessoas.

Ele garante a segurança das áreas comuns do condomínio ao controlar entrada e saída de pessoas, certificando-se que ninguém de fora estará no local sem permissão.

Inclusive, por ser um colaborador direcionado para essa tarefa, será muito raro algum intruso entrar e trazer problemas para o condomínio e as pessoas que ali estão.

Contar com a ajuda de um porteiro é interessante também porque ele irá criar um registro de cada entrada e saída, sendo importante para verificação futura.

Agora que você já sabe como manter a segurança das áreas comuns do condomínio, que tal conhecer o serviço de portaria da Volpato? Com profissionais especializados e com longa atuação, o seu condomínio será protegido da melhor forma. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *