Segundo um estudo da Abramet, usar esse acessório pode diminuir em até 75% o risco de morte em casos de acidentes? Mas infelizmente muitas pessoas esquecem do cinto de segurança dos bancos de trás.
Entre 2011 e 2014, 69% dos passageiros que morreram no banco de trás, estavam sem o cinto de segurança.
De acordo com uma pesquisa da Agência de Transporte de São Paulo, feita com 19 mil veículos em rodovias do estado, 53% dos passageiros do banco traseiro dos carros não utilizavam o cinto. Entre 2011 e 2014, 69% dos passageiros que estavam no banco de trás e que morreram em acidentes nas rodovias de São Paulo estavam sem o cinto.
Uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promete trazer ainda mais segurança para os ocupantes dos carros: a partir de 2020, todos os veículos zero quilômetro deverão ter apenas o cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, não havendo mais os abdominais, inclusive no banco traseiro. O apoio de cabeça também será obrigatório em todos os assentos.
A lei atual em vigor determina que o cinto de três pontos seja utilizado pelos passageiros da frente e os laterais traseiros, por isso é pouco comum que ele seja encontrado no assento central do banco de trás.
O cinto de segurança é um aliado importante na preservação da vida. Estando os ocupantes do veículo nos bancos da frente ou no banco de trás, todos devem usar o cinto.
Fonte: www.viverseguronotransito.com.br