5 dicas para lavar seu carro em casa

A limpeza adequada dos automóveis não é importante somente pelo quesito estético, mas também para a conservação do veículo. Além disso, lavar o veículo em casa pode se tornar bem econômico para você.

Mas você sabia que pode estar lavando seu carro da maneira errada ou até mesmo de forma ineficiente? Dependendo da forma que você lava, pode deixar manchas e acabar danificando a carroceria do seu veículo.

Para te ajudar a não cometer mais erros ao lavar o carro, fizemos uma lista das melhores formas de fazer a lavagem em casa e mais uma dica bônus! Confira:

1 – Nada de altas temperaturas

Lave seu carro sempre na sombra se quiser evitar manchas. Ao entrar em contato com produtos de limpeza e até mesmo água, o sol pode manchar sua carroceria.

O mesmo acontece ao lavar o carro com a carroceria quente. Pode manchar e você só terá gastos. Então tenha paciência até esfriar e procure um lugar com sombra para dar aquele trato no seu carro.

2 – Seque seu carro manualmente e finalize com cera

Se você demorar a secar o veículo, as gotas de água podem deixar manchas difíceis de remover. Não use camisetas ou meias para fazer isso, pois podem riscar toda a lataria. No mercado já existem panos de microfibra específicos para fazer a secagem de veículos. 

Finalize com cera para proteger a pintura do carro, evitar manchas e impedir que a água permaneça na superfície. Além disso, finalizar com cera ajuda a evitar lavagens tão frequentes, pois a camada de proteção evita que as sujeiras externas penetrem no verniz.

3 – Comece pelo lugar certo

Pode parecer bobo, mas tem um jeito certo de começar a lavar o carro. O ideal é que comece a lavagem por dentro. Por intuição achamos que começar por fora vai poupar tempo, mas acontece justamente o contrário.

Se você iniciar por fora, enquanto estiver lavando dentro a parte externa ficará exposta à sujeira. Ou seja, não vai ter adiantado nada começar por fora se depois terá que dar uma última limpada. Não poupará tempo.

Para fazer essa limpeza, use um aspirador de pó e, em seguida, um pano úmido. Utilize apenas água ou algum produto apropriado para limpeza de estofado.

Já no teto, tenha muito cuidado. Use sempre produtos específicos para esse tipo de limpeza e faça movimentos suaves para que não fiquem marcas de tecido.

4 – De cima para baixo

Quando começar a lavar por fora, comece de cima para baixo e não tente lavar toda a carroceria de uma vez, pois há grandes chances de que algum produto, como sabão, seque e se fixe, podendo causar manchas. Assim que ensaboar uma parte, enxágue imediatamente.

Nas rodas, use uma bucha. Também não passe pano sujo na lataria e nem use os mesmo panos e buchas para lataria e pneus.

Quando estiver tudo limpo, separe um pano seco, preferencialmente de microfibras, pois é macio, e passe-o por todo o veículo, também de cima para baixo.

Para limpar vidros, use um limpa-vidros. Se não tiver um, passe apenas um pano macio com água. Faça o mesmo nos retrovisores.

5 – Economize água

Antes de limpar a parte externa, passe um pano úmido em todo o automóvel para retirar o “grosso” da sujeira. Isso fará com que você poupe água ao lavá-lo.

Não exagere na quantidade sabão/shampoo para carro, pois irá exigir mais utilização de água. Na dúvida, sempre utilize pouco e vá acrescentando aos poucos, se necessário.

Experimente lavar com um balde ao invés de uma mangueira. Com isso, você economizará cerca de 560 litros de água.

DICA BÔNUS: Cuidado com bancos de couro

Bancos de couro precisam de atenção especial. Deve ser usado produto específico para a higienização, pois de for feita de forma errada pode causar manchas e até desgaste do couro, gerando prejuízo. 

Se tiver caído alguma sujeira no banco, tente limpar na hora.  Caso não seja possível e a sujeira tenha secado, umedeça um pano com água quente e deixe por alguns minutos. Isso irá amolecer a sujeira e facilitará na hora da limpeza.

Se você não conseguir tirar a sujeira mesmo assim, indicamos que procure um profissional especializado.

Para evitar isso, é recomendado que seja feito uma impermeabilização dos bancos de couro justamente para que líquidos não penetrem no tecido e formem novas manchas.

Outra medida fundamental é a hidratação do couro, pois com o tempo vai se desgastando.

Para tornar a vida útil do couro mais prolongada, faça essa hidratação de 6 em 6 meses.

Esse post foi útil para você?

Então compartilha esse post! Quanto mais pessoas souberem como lavar o carro corretamente, melhor. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *