Campanha do Maio Amarelo luta por um trânsito mais seguro

maio amarelo

O Maio Amarelo chega a sua 5° edição neste ano e conta com o tema “Nós somos o trânsito”. Esta campanha busca mobilizar e conscientizar a sociedade atual que envolve todos os condutores, seja de automóveis, vans, caminhões, ônibus, motocicletas, bicicletas e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Mais de 23 países do mundo, estão apoiando o Maio Amarelo que surgiu após a ONU declarar em maio de 2011 a “Década de ação para a segurança no trânsito”, que tem como meta a redução de 50% nos acidentes de trânsito no mundo até o ano de 2020.

A cor amarela foi a escolhida para representar a campanha, pois é a cor que sinaliza a advertência no trânsito e também significa atenção.

Acidente de trânsito é a principal causa de morte entre adolescentes e adultos

O acidente de trânsito é a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Os principais motivos que levam a estes acidentes são o excesso de velocidade, a ingestão de bebidas alcoólicas, o uso de drogas e a realização de manobras arriscadas nas estradas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes nas estradas matam mais de 1 milhão e 250 mil pessoas por ano no mundo inteiro, sendo que 39% dessas vítimas são pedestres, ciclistas ou motociclistas e 79% dos mortos são do sexo masculino.

Entre os anos de 2011 e 2015 foram registradas cerca de 210 mil mortes em acidentes de trânsito nas estradas brasileiras, o que representa uma morte a cada 12 minutos.

Desde que iniciou essa campanha, o Brasil conseguiu diminuir em 25% o número de mortes em acidentes automobilísticos.

É preciso aprender. Educação no trânsito é nosso dever!

A campanha do Maio Amarelo vem conscientizando e educando sobre a prevenção de acidentes no trânsito, mas nada adianta o esforço de cada órgão em divulgar e apoiar essa campanha, se os motoristas não souberem dirigir com responsabilidade.

O resultado para um trânsito mais seguro envolve diretamente o esforço coletivo da sociedade, no qual cada motorista e pedestre, por meio de suas atitudes, venham a tornar o trânsito mais seguro para todos.

Portanto, abrace esta causa e tenha consciência no trânsito. Tenha a sua liberdade com responsabilidade, sendo pedestre ou motorista, cuidando da sua vida e prevenindo acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *