Motorista de app: confira 3 dicas para proteger você e seu veículo

dicas para proteger você e seu veículo

Insegurança. Esse é o sentimento que permeia os motoristas de aplicativos de todo o Brasil. Somente no estado do Rio Grande do Sul, desde 2016, pelo menos 12 motoristas de aplicativos foram mortos. No Paraná, oficialmente três pessoas que trabalhavam para aplicativos foram mortas durante tentativas de assalto.

Salvador tem em média de 15 a 18 assaltos por dia à motoristas de aplicativo, segundo o sindicato da categoria no estado. Em São Paulo os crimes à motoristas de apps triplicaram entre 2016 e 2017, de 1.123 houve um salto para 3.952.

A situação está cada vez mais complicada. A ineficiência da segurança pública tem levado motoristas a adotarem medidas próprias para tentar driblar esses acontecimentos.

Desde criar grupos no WhatsApp até colocar rastreadores nos veículos, saiba como proteger você e seu automóvel:

Aplicativos de localização familiar

Eles funcionam de forma bem simples: você baixa o aplicativo de sua preferência (hoje existem muitos), cadastra toda sua família (então todo mundo terá que ter o aplicativo instalado) e sua localização será passada para seus familiares em tempo real.

Há algumas funções muito específicas de cada um. Por exemplo, o Fameelee tem a opção de enviar sinais de alerta e determinar áreas restritas.

Já o Life 360 Family também lista os locais mais perigosos ao redor a partir da localização de cada membro da família.

Para quem não deseja baixar mais um aplicativo, há também o Google Maps, que já vem no próprio celular. Na atualização de 2017 ele ganhou a opção de compartilhar com algum membro da família sua localização em tempo real, além de permitir que um contato mais próximo e de confiança tenha acesso a sua localização a qualquer momento.

Para que a localização seja enviada tanto pelos aplicativos quanto pelo Google Maps, a função do GPS deve estar sempre ativa no celular. Caso contrário, ela não atualiza.

Entre em grupos de WhatsApp

É aquela coisa: a união faz a força. Crie ou entre em grupos no WhatsApp e troque informações com os demais motoristas de aplicativos.

Fique sempre atento ao que rola no grupo, pois sempre aparecem dicas de locais mais perigosos ou até passageiros suspeitos.

Também forneça essas informações quando notar algo suspeito, mas lembre-se: sempre com bom-senso. Você pode estar julgando mal e acabar criando situações ruins.

Rastreador Veicular

dicas para proteger seu veiculo

Um dos mais eficientes modos de proteger você e seu veículo. Por quê? Pelo simples fato de que ele rastreia seu veículo, disponibiliza a localização em tempo real e ainda faz o bloqueio em caso de assalto.

Mas fique atento a empresa que você contrata: procure por uma que tenha Central de Monitoramento, equipe de Pronto Atendimento, ofereça a função pânico (para casos de sequestro) e tenha aplicativo com funcionalidades como alerta ignição e cerca elétrica.

Não caia no conto do rastreador sem mensalidade! Na maioria dos casos ele traz mais prejuízos do que benefícios.

Achou nossas dicas úteis?

Então compartilha esse post para que essas dicas cheguem a mais motoristas de aplicativos! 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *