Hoje se inicia mais um Outubro Rosa! Todos os anos, no mês de outubro, inicia a campanha para prevenção e conscientização do câncer de mama.
A campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O que é o câncer de mama?
É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. É o tipo mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Se diagnosticado cedo, o câncer de mama tem altos índices de cura.
Como identificar?
Pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
Apesar de ser o exame mais disseminado, o autoexame só detecta o câncer quando ele já está muito avançado, ou seja, quando o caroço está acima de 2 cm.
Portanto, ele não é suficiente, mas é de extrema importância que mulheres a partir dos 18 anos façam o autoexame uma vez por mês, cerca de 3 a 5 dias após o primeiro dia de menstruação, que é quando a mama está menos inchada e dolorida, o que facilita detectar alguma alteração.
Já a mamografia consegue detectar tumores menores que 1 cm, ou seja, quando ele está bem pequeno. Esse exame deve ser feito pelas mulheres a partir dos 40 anos, onde o médico irá estabelecer de quanto em quanto tempo deve ser repetido.
A partir dos 50 anos, o exame torna-se obrigatório anualmente, pois é nessa idade que os índices de câncer de mama aumentam.
Saiba como realizar o autoexame:
Iluminação especial
Em Porto Alegre, cinco pontos estarão iluminados com a cor rosa, fazendo alusão a campanha. A ação é idealizada pelo Imama (Instituto de Mama do Rio Grande do Sul) em parceria com a prefeitura da Capital.
Confira os locais que serão iluminados:
- Largo dos Açorianos;
- Ponte do Guaíba;
- Paço Municipal (onde fica a sede da prefeitura de Porto Alegre);
- Edifício Intendente José Montaury ;
- Ponte dos Açorianos;
- Monumento Elis Regina.