Rastreamento veicular: saiba tudo sobre sua importância!

Rastreamento veicular

Algumas pessoas acreditam que o rastreamento veicular é importante apenas para quem trabalha direto com o veículo, como empresas de entrega ou até quem atende serviços de carona por aplicativo, como Uber e 99. A verdade é que mesmo tendo um Gol usado você deve se preocupar em ter um serviço de rastreamento.

Em caso de roubo ou furto, quem conta com esse tipo de serviço tem maior facilidade em recuperar o carro, moto ou caminhão. Então, a não ser que você deixe seu carro sempre escondido na garagem, é interessante investir em um rastreador. Inclusive é possível reduzir até o custo do seguro.

O que é e como funciona o rastreamento veicular?

Rastreamento veicular envolve um sistema que é colocado em seu carro, moto ou caminhão que funciona como um localizador, permitindo que a empresa especializada possa acompanhar o veículo em tempo real.

O GPS é o mais utilizado como forma de localizar o automóvel, mas algumas empresas também trabalham com a radiofrequência.

O chip de rastreamento fica instalado no veículo, enquanto uma antena emite e recebe os sinais e permite que uma pessoa acompanhe as informações diretamente de um computador ou smartphone com acesso à internet.

Como envolve o uso de sinais de rádio, celular e satélite, é preciso que o sistema de rastreamento seja aprovado pela ANATEL.

Modelos de carros mais roubados em 2018

No ano anterior alguns modelos de automóveis estiveram na mira dos ladrões. Quem possui algum deles pode apostar no rastreador como uma forma extra de segurança e garantia de que pode recuperar o veículo em caso de roubo.

O Fiat Stilo foi o mais visado pelos bandidos, ocupando o primeiro lugar na lista de índice de roubos. Em segundo lugar esteve o Fiat Siena e em terceiro Kia Motors Cerato.

Apesar de terem sido os modelos que mais foram visados nos roubos e furtos, nada impede que você instale o sistema de rastreamento, mesmo que seu carro não esteja na lista dos mais roubados em 2018.

Por que o rastreamento é tão importante?

Talvez você pense que o rastreamento veicular seja interessante apenas no caso de transporte de cargas ou uso frequente do automóvel em seu trabalho.

A verdade é que esse serviço ajuda a aumentar sua segurança e evitar roubos ou furtos.

A maioria dos ladrões de carros acaba desencorajado de levar um veículo que tem rastreamento, pois sabe que são grandes as chances de que deixe de funcionar durante a fuga ou que sejam interceptados pela polícia em pouco tempo.

Você evita não somente gasto financeiro como também se sente mais tranquilo ao dirigir seu veículo pela estrada ou pela cidade.

Então, podemos dizer que o rastreador funciona como um investimento para os proprietários de carros, motos e caminhões.

Benefícios do sistema de rastreamento

Se você ainda tem dúvidas, conheça algumas das principais vantagens de investir no rastreamento veicular e entenda sua importância:

Aumento da segurança

Seu carro pode ser acompanhado a qualquer momento, em tempo real.

À primeira vista isso parece útil apenas para serviços de entrega, mas você nem imagina o quanto aumenta sua segurança.

O botão de pânico é um forte aliado no aumento da segurança.

Ao fazer a instalação do rastreador no veículo, esse botão é colocado em local discreto e previamente combinado com o motorista.

Portanto, em caso de sequestro relâmpago, ao acionar o botão um alerta é enviado para a central de rastreamento que tomará as medidas cabíveis, como deslocamento de uma equipe de pronta resposta e acionamento da polícia local.

Para quem usa o carro com certa frequência, garante uma preocupação a menos, já que sabe estar protegido pelo seguro e pelo rastreador.

Suporte em caso de acidente ou pane

Imagine que você está dirigindo tranquilamente quando, de repente, o seu carro para de funcionar.

Até poderia ligar para o seguro e serviço de guincho, mas já imaginou que pode demorar até você ser atendido?

A Assistência 24h serve justamente para desburocratizar isso. Contratada a parte e por um valor acessível, esse suporte é mais rápido e fácil de acionar.

Como o veículo está sendo monitorado, você consegue notificar mais rapidamente a situação e recebe o socorro em período menor – e bastante preciso sobre sua localização.

Recuperação mais rápida em casos de roubo ou furto

Rastreamento veicular

Caso aconteça do seu Cruze seminovo ser roubado ou furtado, a recuperação do veículo pode acontecer de forma mais rápida e eficiente.

Assim que você notificar a central, imediatamente serão verificadas as movimentações realizadas com o automóvel e uma equipe de pronta resposta é enviada até o local onde o sistema está indicando.

Se o carro possui trava ou bloqueio contratado junto com o rastreamento, é possível inclusive fazer com que pare de funcionar, anulando a ação dos ladrões.

Há empresas que oferecem ambos os serviços, logo que você opta pela instalação do rastreador veicular.

Menor gasto com seguro

Quem opta pelo rastreamento veicular geralmente consegue desconto junto a seguradora de seu automóvel.

O motivo? Você está investindo em algo que aumenta a segurança e diminui os riscos de roubo, no caso, da perda definitiva do carro.

Como dito no tópico anterior, com o rastreador é possível localizar mais rapidamente o veículo, em muitos casos antes mesmo dos bandidos tomarem alguma medida, como o desmanche e revenda de peças.

As seguradoras veem isso como positivo e por isso oferecem uma porcentagem de descontos a clientes que optam pelo serviço de rastreamento.

No caso das empresas, além do seguro do veículo, há redução também no seguro de cargas, já que o rastreador desencoraja a ação dos ladrões e, caso o roubo aconteça, é mais fácil recuperar a carga e o veículo.

Controle da forma como o veículo é conduzido

Se você está pensando no rastreador para sua empresa e não apenas para seu automóvel particular, saiba que há mais um benefício em investir no serviço.

Toda a frota é monitorada e há maior controle em como o motorista vem conduzindo o carro, moto ou caminhão.

Assim, em caso de direção perigosa, você é notificado pela própria empresa de rastreamento, com detalhes sobre o veículo, horário e local em que isso vem acontecendo.

Você conseguiu entender o quanto o rastreamento veicular é importante?

Pensa na possibilidade de investir no serviço, mesmo nos modelos mais simples, como seu Celta em Curitiba. Assim, deixa seu automóvel ainda mais protegido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *