11 dicas incríveis para uma viagem de carro tranquila com as crianças

Quando viajamos sozinhos tomamos algumas medidas de segurança necessárias, mas sabemos que qualquer imprevisto que aconteça lidaremos com a situação. No entanto, em viagens de carro com crianças o cenário muda.Devemos ficar muito atentos à segurança pessoal, veicular e a outros detalhes, como não deixar os pequenos entediados durante a viagem.

Para te ajudar nessa missão, listamos alguns cuidados para se ter antes da viagem, durante o trajeto e no destino final. Confira:

1 – Planeje bem

Antes de qualquer coisa, planeje e inclua as crianças nesses planejamentos, mostrando o destino e as atrações que irão visitar. Desse modo elas estarão familiarizadas com o local.

Ao longo da viagem, faça algumas atividades, como brincadeiras de “o que é o que é” ou baixe jogos educativos para o tablet ou celular. Assim elas não ficarão entediadas.

2 – Só o que é necessário na bagagem

Evite colocar na mala coisas desnecessárias. Leve roupas adequadas ao clima do local onde ficarão e não esqueça os documentos das crianças e cartão do plano de saúde.

É interessante providenciar uma pequena mala ou mochila e deixar com a criança para que estimule o senso de responsabilidade com a própria bagagem.

3 – Lugar de criança é no banco de trás

A legislação nacional determina que as crianças com menos de 7 anos e meio devem ser transportadas no banco de trás. Descumprir essa determinação é considerado infração gravíssima!

Então, mesmo que a criança insista em sentar no banco da frente, não ceda, afinal é a segurança dela que está em jogo.

4 – Assento de segurança

Os modelos de assentos variam por idade. São eles:

    • Bebê-conforto: até 1 ano;
    • Cadeira de segurança: 1 a 4 anos;
    • Assento elevatório: 4 a 7 anos e meio;

A partir dos 7 anos e meio ou 1,45m a criança já pode sentar no banco traseiro sem o uso de nenhum tipo de assento, mas sempre usando o cinto de segurança, conforme as leis brasileiras. Apenas com 10 anos elas estão liberadas para sentar no banco da frente.

5 – Dispositivos de segurança

A criminalidade no Brasil tem aumentado muito nos últimos anos, isso é consenso entre especialistas em segurança e a população em geral.

Viajar com os filhos é motivo ainda maior para ter cuidado nesse ponto, portanto garanta que o alarme, rastreador veicular, localizador, enfim, qualquer acessório de segurança, esteja funcionando perfeitamente.

6 – Saúde das crianças

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, alguns itens são indispensáveis na sua “farmácia básica para viagens”:

  • Analgésicos e antitérmicos;
  • Antialérgicos;
  • Remédios para enjoos;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Curativos adesivos;
  • Repelente e protetor solar.

7 – Tenha um kit limpeza

A maioria das crianças tem enjôos em viagem de carro muito extensas. Isso acontece porque o carro chacoalha muito e, como crianças ainda não têm os mecanismos anti refluxo completamente desenvolvidos, o balanço pode fazer com que o conteúdo do estômago volte, ocasionando o vômito, explica a pediatra Flávia Nassif em entrevista para o Vix.

Por isso, tenha sempre sacolas plásticas e lenços umedecidos para limpar caso isso aconteça.

8 – Não se esqueça da água

Pode parecer sem sentido lembrar esse item, mas muita gente esquece de levar água para viagens. Tenha sempre garrafinhas em um cooler ou bolsa térmica, assim elas estarão sempre geladas. Você evita também paradas desnecessárias durante a viagem para comprar água.

9 – Paradas estratégicas

Mesmo que você faça o possível para que as crianças não fiquem entediadas e irritadas, é provável que isso aconteça em algum momento, ainda mais se a viagem for longa. Por isso, faça algumas paradas estratégicas.

É nesse momento que se deve aproveitar para ir ao banheiro, esticar as pernas, fazer um lanche e aproveitar para ver outro ângulo que não seja pela janela do carro.

10 – Nunca deixe a criança sozinha

Nessas paradas estratégicas fique de olho nas crianças e não as deixe sozinhas em hipótese alguma.

Uma opção é fazer uma pulseira ou crachá de identificação para a criança, contendo o nome dela e seu telefone celular. Todo cuidado com crianças é pouco, então fique atento!

11- Destino final

A única recomendação aqui é aproveitar ao máximo a viagem! Mas claro, sempre com responsabilidade.

As atividades das crianças devem ser supervisionadas por um adulto e tenha sempre o kit de primeiros socorros à mão, caso ocorra algum acidente com as crianças ou até mesmo com você.

Em viagens com crianças deixá-las confortáveis significa que os pais também ficarão confortáveis. Por isso, tome os cuidados necessários e aproveite a viagem em família!

Gostou das nossas dicas?

Então compartilha esse post para que mais famílias viagem com segurança!
Veja também os itens de segurança que devem ser revisados em um carro antes de viajar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *