A segurança dos carros mais populares do Brasil

Crash Test Latin NCAP

Alguns fatores são levados em conta na hora de comprar um carro e sem dúvida alguma, a segurança do veículo é um dos motivos que podem influenciar na compra ou até mudar de idéia.

Os brasileiros com certeza são amantes apaixonados por carros e os números estatísticos provam isso. Somente no mês de março deste ano, foram emplacados mais de 172 mil carros novos, aumento de 33,16% em relação ao mês de fevereiro e de 9,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Buscando informar sobre a segurança dos carros populares do Brasil, listamos os 5 carros mais comprados pelos brasileiros e as suas respectivas classificações no quesito segurança para adultos e crianças.

Os critérios usados para definir a lista são baseados na classificação de segurança do Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos veículos na América Latina e Caribe.

Como funciona a classificação do Latin NCAP

A classificação é dada de acordo com a quantidade de estrelas: quanto maior o número, mais seguro é o automóvel. O número de estrelas é inteiro e vai de zero a cinco e é atribuído individualmente para crianças e adultos. Existe ainda uma pontuação numérica para ocupantes adultos (até 16 pontos de 2010 a 2012; até 17 pontos de 2013 a 2015 e até 34 pontos de 2016 em diante) e crianças (até 49 pontos). Quanto maior essa pontuação, mais alta é a classificação.

O número de estrelas não é determinado somente pela performance nos testes de colisão e/ou número de pontos. Os itens de segurança ativa dos modelos, como freios e controle eletrônico de estabilidade, também são considerados. Para o veículo adquirir três estrelas para adultos, é requerido freios ABS. Para conseguir 4 ou 5 estrelas é imprescindível ter em pelo menos dois lugares da frente o aviso do uso do cinto de segurança.

Vale ressaltar que existe uma pequena diferença em resultados encontrados nos testes, pois muitos modelos foram avaliados com critérios antigos, onde apenas o teste de impacto frontal era realizado. Atualmente, a organização faz teste até de impacto lateral com os veículos.

Top 5 dos carros mais populares no Brasil:

5° Volkswagen Gol

Na quinta colocação dos carros mais populares do Brasil, está o Volkswagen Gol.

O carro da montadora alemã recebeu a avaliação de 3 estrelas para ocupante adulto com uma pontuação de 10.01 pontos recebidos de 16.00 possíveis e 2 estrelas para criança com uma pontuação de 21.16 pontos de 49.00 possíveis.

Pontos positivos:
O Gol possui 2 airbags frontais, um para o motorista e outro para o ocupante da frente, esses airbags oferecem boas proteções para a cabeça do motorista e do ocupante.

Somente a versão melhor equipada deste carro (pack III) conta com airbags; portanto, as versões menos equipadas não possuem.

Pontos negativos:
A proteção para o peito do motorista ficou baixa e foram encontradas estruturas perigosas que poderiam machucar os joelhos do ocupante. Obteve um resultado fraco durante o teste a área de proteção onde ficam as pernas do motorista, devido aos altos níveis de deslocamento dos pedais e a atuação pobre do compartimento para os pés e o chão.

4° Renault Kwid

Na quarta colocação, temos o Renault Kwid.

O subcompacto da Renault recebeu 3 estrelas para ocupante adulto com uma nota de 22.85 com 34.00 pontos possíveis e 3 estrelas para ocupante criança levando 33.87 pontos para 49.00 possíveis.

 

Pontos positivos:
O Kwid oferece o sistema isofix, acessório para fixar nos bancos traseiros as cadeiras infantis e top tether de série que impede que a cadeira infantil gire em caso de batida.

Esse veículo é um dos únicos de sua categoria que oferecem 4 airbags de série em todas as versões.

O Subcompacto durante o “Crash test”, mostrou ter uma proteção adequada para ocupantes adultos na região da cabeça, pescoço e abdômen. No teste de impacto lateral, o veículo não atravessou de forma excessiva a barreira de impacto lateral, graças ao airbag lateral que protege adequadamente todas as pessoas dentro do veículo.

Para o ocupante criança, o carro oferece boas proteções nos impactos.

Pontos negativos:
Foram apresentadas estruturas críticas para os joelhos, tanto do motorista quanto para o acompanhante, podendo ocasionar lesões graves devido ao que pode impactar com a estrutura perigosa que existe no carro.

A proteção é fraca para a área do peito do motorista e o airbag lateral do tórax não protege adequadamente como deveria proteger, proporcionando fraca proteção para o peito do ocupante.

3° Ford Ka SE – 2015

Na terceira colocação dos carros mais populares, temos o Ford Ka SE.

 

O carro da Ford recebeu 4 estrelas para ocupante adulto com uma pontuação de 12.17 para 17.00 pontos possíveis e 3 estrelas para ocupante criança com 30.58 pontos de 49.00 possíveis.

Pontos positivos:
No teste de impacto frontal, as proteções oferecidas para a cabeça, peito e o pescoço do motorista e do acompanhante são boas.

O Ka oferece equipamentos de série que vão além das exigências de segurança brasileira, como distribuição eletrônica de freios (EBD) que garante maior eficiência ao sistema de frenagem, 2 Airbags um para o motorista e outro para o acompanhante, isofix, encosto de cabeça, cinto de segurança de três pontos no banco traseiro central e lembrete de uso do cinto de segurança para o banco do motorista.
Pontos negativos:
O carro apresentou um desempenho fraco no teste de impacto lateral, podendo apresentar níveis altos de lesões no corpo do ocupante adulto (motorista e passageiro).

Durante o teste de impacto frontal, apresentou algumas estruturas críticas que podem ocasionar graves lesões nas áreas dos joelhos do motorista e do passageiro.

2° Hyundai HB20

O segundo carro mais vendido é o Hyundai HB20.

O carro da Hyundai recebeu 4 estrelas de segurança para ocupante adulto com uma nota recebida de 13.80 de 17.00 possíveis e 3 estrelas para ocupante criança com pontuação de 34.52 de 49.00 pontos possíveis.

Pontos positivos:
O modelo mais caro desse carro, oferece airbags laterais, faróis com projetor, luzes diurnas em LED e sistema de frenagem anti bloqueio.

As estruturas de proteções para o pescoço, cabeça e peito do motorista e do acompanhante, obtiveram boas proteções em ambos impactos; frontal e lateral.

As leituras em relação aos joelhos do acompanhante foram aceitáveis, sendo demonstrado que essas partes proporcionam um nível de proteção similar para passageiros de diferentes tamanhos ou sentados em diferentes lugares; isso foi atingido depois de melhorias feitas em comparação a outras versões deste veículo. A área dos pés apresentou boa proteção e ficou quase sem deformações depois do impacto.

Pontos negativos:
O seu recurso de proteção para o uso do cinto de segurança não funciona adequadamente conforme deveria ser.

A segurança das crianças é a mais prejudicada nesse automóvel e deveria ser melhorada, apesar de contar com o sistema de isofix e top tether que deveria reforçar a segurança das crianças no carro, um dos sistemas de retenção quebrou devido a cargas elevadas no cinto de segurança do veículo.

Durante o teste de segurança, o manequim representando uma criança de 3 anos se chocou contra o encosto do banco da frente e o de um ano e meio, sentado à frente foi exposto a elevadas desacelerações. Ambas as situações expõe a falta de segurança para o ocupante criança do HB20.

1° Chevrolet Onix

O carro mais popular do Brasil é o Chevrolet Onix, o automóvel se figurou na primeira colocação de nossa lista.

O carro mais popular recebeu 3 estrelas para ocupante adulto e 3 estrelas para criança.
De 34.00 pontos possíveis na categoria adulto, o Onix recebeu 20.24 pontos e de 49.00 pontos possíveis para ocupante criança, o veículo da empresa norte-americana recebeu uma nota de 32.59 pontos.

Pontos positivos
Além de possuir sistema de frenagem anti bloqueio e dois airbags; um para o motorista e outro para o acompanhante, a versão mais nova do Onix, ganhou ancoragem isofix para as cadeirinhas infantis e um novo cinto de segurança para o motorista.

Os novos modelos do Onix também receberam reforços de absorção de impacto nas portas para aumentar seu nível de segurança em caso de uma colisão lateral.

As proteções oferecidas a cabeça e ao pescoço do motorista e do acompanhante foram boas em ambos os impactos, tanto lateral quanto frontal.

Pontos negativos
O Onix apresenta uma proteção fraca para o peito do motorista e do acompanhante no impacto frontal e lateral. Os joelhos dos passageiros também receberam proteção fraca, pois poderão sofrer lesões na hora de impactos contra estruturas perigosas que existem no carro.

Infelizmente os carros brasileiros nunca foram “famosos” pela segurança que oferecem, mas sim pelos altos preços que são comercializados. A segurança de um carro deve sempre ser levada em conta na hora de escolher qual veículo comprar, através dos testes realizados pelo Latin NCAP, é possível perceber que a maioria dos carros vendidos no Brasil está longe dos padrões de segurança adequados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *