Como funciona um alarme com sirene?

Como funciona um alarme com sirene?

Você já deve ter ouvido sirenes em algum momento, seja uma viatura, ambulâncias ou alarmes. Inclusive, o alarme com sirene é uma modalidade muito usada para trazer segurança para patrimônios variados, como veículos, casas e empresas.

Mesmo em época de quarentena, os roubos de carros, picapes e SUVS aumentaram 14,5% no país, preocupando donos de todos os tipos de automóveis e fazendo-os procurar opções de proteção para diminuir essa estatística.

Sendo assim, no post de hoje iremos falar mais sobre o alarme de sirene, um tradicional meio de combate a roubos e furtos de veículos. Entenda tudo sobre!

Para que serve o alarme com sirene?

Com a intenção de impedir assaltos e furtos, o alarme com sirene emite sons altos e repetidos, para espantar os meliantes e avisar às pessoas em volta que se trata de uma situação de alerta.

Além disso, existem equipamentos que além de emitirem os sons, mandam sinais para uma central de monitoramento responsável por localizar o veículo.

Atualmente, esse tipo de dispositivo é um dos mais comuns no Brasil, por causa de sua simplicidade e alta eficiência.

Quais são os outros tipos de alarmes existentes?

Além do alarme com sirene, existem outros tipos para trazer segurança para pessoas com diferentes preferências e necessidades. Conheça eles.

Sensores

Os alarmes com sensores magnéticos detectam movimentos suspeitos, e também abertura de janelas e portas.

Disponíveis em diversos tamanhos, tipos e formas, eles são invisíveis e pegam o meliante de surpresa, que provavelmente tentará fugir sem concluir o roubo.

Infravermelho

Já o alarme do tipo infravermelho utiliza sensores que emitem um feixe de luz minúsculo de um lado a outro, em portas, janelas e no jardim da residência, por exemplo.

Se alguém passar pela luz, interrompendo sua transmissão, o alarme automaticamente é ativado, emitindo sons de alta frequência.

Botão de pânico

Esse botão é um pequeno dispositivo que pode salvar vidas durante um assalto

Ligado junto ao chicote, que é o nome dado à fiação do rastreador do veículo, quando apertado, envia um sinal elétrico para a central, que por sua vez enviará uma mensagem de texto, do tipo SMS, para um número de celular previamente cadastrado.

Geralmente, as empresas enviam a localidade do veículo na mensagem, para que a pessoa que esteja em apuros possa ser salva a tempo.

O ideal é que esse botão seja instalado embaixo do volante, ou dentro do porta-malas do veículo, onde o motorista pode ser colocado em casos de sequestros relâmpagos.

É essencial que o meliante não tenha visão do botão, para que a vítima não sofra nenhum tipo de retaliação. 

Escolha o sistema de alarme ideal de acordo com suas necessidades

Essa variedade de alarmes permite que as pessoas escolham o tipo ideal para atender às necessidades de proteção de seus patrimônios, como casa, empresa, veículos e galpões, por exemplo.

É de extrema importância que você avalie e opte pelo tipo que seja mais seguro e impeça qualquer forma de reação dos ladrões e assaltantes.

Se você estiver em dúvida, entre em contato com especialistas do setor para lhe auxiliar nessa questão.

E por falar em escolhas, continue a leitura em nosso blog sobre como escolher a melhor central de alarme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *