Como garantir a segurança de loja?

Como garantir a segurança de loja?

O empreendedor do comércio sabe que seu negócio é mais vulnerável às ações de criminosos e que é preciso investir na segurança de loja. 

No início da pandemia, o Distrito Federal sofreu com o aumento de roubos em estabelecimentos comerciais, o que fez com que proprietários precisassem investir de forma emergencial, fato que provocou um crescimento de 20% para as empresas desse setor.

Recentemente, a mídia divulgou que com a flexibilização da quarentena na capital paulista, os assaltos e roubos aumentaram em algumas regiões.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, no Brás, uma das mais importantes regiões comerciais de São Paulo, o número de ocorrências cresceu significativamente. 

Diante da realidade, a proteção se faz necessária para resguardar seu comércio, os colaboradores e clientes.

Quer saber como se preservar das ações de criminosos? Continue a leitura e confira as dicas que selecionamos para você.

Por que garantir a segurança de loja? 

Somente os dados acima já seriam motivos para que o empreendedor se preocupasse em buscar alternativas para assegurar sua loja. 

Mas, existe outro fator crucial que alguns proprietários desconhecem ou não dão a devida importância.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é responsabilidade do proprietário promover a segurança dos clientes e dos seus bens no interior do estabelecimento.

Portanto, se o consumidor vier a sofrer furtos ou roubos lá dentro, pode recorrer à Justiça e pedir indenização referente ao valor levado e também por danos morais. 

Por isso, garantir a segurança de loja vai fazer com que:

  • seu comércio esteja atendendo dentro da legalidade, 
  • seus colaboradores estejam mais protegidos,
  • o cliente se sinta mais seguro.

Esses fatores aumentam a qualidade do serviço promovido e podem ser um grande diferencial para a sua clientela, além de reduzir os riscos de perdas financeiras e problemas jurídicos para o empreendedor.

Quais práticas aplicar para manter a segurança de loja?

Tomar medidas de prevenção é essencial para defender o seu patrimônio, assegurar colaboradores e clientes e reduzir riscos de perdas financeiras.

Uma dica bem eficiente é fazer uma análise detalhada do seu espaço físico e identificar os pontos cegos e, se necessário, mudar a estrutura dele.

Outras dicas são:

Invista em sistemas de segurança

Investir em sistemas de segurança é uma das alternativas mais inteligentes e funcionais para proteger seu patrimônio e seus fregueses.

Eles usam o serviço de câmeras internas e externas, e são altamente eficazes para prevenir assaltos e evitar furtos, uma vez que o criminoso sabe que está sendo observado. 

Além disso, o sistema oferece monitoramento e acompanhamento em tempo real, 24 horas, possibilitando o acionamento à polícia em qualquer atitude suspeita. 

Evite guardar muito dinheiro na loja

Evite acumular grandes quantias de dinheiro e deixá-las guardadas na loja. Portanto, oriente seus colaboradores que no caixa devem ficar apenas os valores necessários para troco.

O ideal é que o dinheiro esteja sempre no banco, mas se houver necessidade de deixá-lo no estabelecimento, opte por guardá-lo separadamente em cofres instalados em lugares discretos.

Ele pode ser guardado também em gavetas com chaves e, preferencialmente, instaladas longe do seu caixa principal. 

Tenha políticas para emergências

Você precisa ter políticas para casos de emergências em seu estabelecimento. 

Uma boa dica é orientar e capacitar seus colaboradores para que eles saibam como se comportar adequadamente nessas situações.

Outra forma de se garantir para situações emergenciais é contar com serviços que, além do sistema de câmeras e monitoramento 24 horas, também ofereçam unidades volantes para o atendimento imediato e verificação da ocorrência.

Existem alguns que incluem viaturas que acompanham abertura e fechamento da loja e também executam rondas, o que garante maior proteção a todos.

Para proteger o seu patrimônio e cuidar dos seus colaboradores e clientes, conte com a Volpato, empresa especializada no mercado de segurança atuante em todos os estados brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *