A importância da manutenção predial para a segurança dos moradores!

A importância da manutenção predial para a segurança dos moradores!

Infelizmente a manutenção predial não é um assunto levado tão a sério quanto deveria.

O que acaba se refletindo em custos mais elevados nos momentos de reparações, além de se transformar em uma ameaça, em algumas situações, à segurança dos moradores e usuários de um prédio.

Além disso, existem regras, como a NBR 5674 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que regulamentam os procedimentos e os responsáveis pela conservação e preservação do imóvel.

Também é obrigação das construtoras fornecer aos proprietários do edifício o “Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações”, conforme previsto na NBR 14037, também publicada pela ABNT. 

Como se observa, existem muitos motivos para que a manutenção predial seja observada como uma necessidade prioritária nos condomínios e edifícios.

Nesse post apresentaremos a sua importância, formas e áreas que precisam fazer parte dessa operação. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como a manutenção predial ocorre?

A manutenção predial pode ser realizada de três formas distintas:

A manutenção corretiva é aquela realizada para a correção do problema, ou seja, não há o que fazer a respeito para evitar a situação, pois ela já aconteceu, resta somente consertar.

Outra forma de fazer a manutenção é a preventiva, ou seja, fazer inspeções regulares em todos os equipamentos e instalações que possam vir a ter problemas, evitando, dessa forma, despesas maiores e aborrecimentos com os moradores.

Também, e ainda mais interessante, tanto em termos financeiros como na satisfação dos moradores está a preditiva, ou seja, um plano de manutenção a partir de estudos e avaliações de todas as instalações do edifício.

Após essa avaliação, consegue-se prever a vida útil de componentes e programar substituições durante as visitas preventivas.

A manutenção predial abrange quais áreas?

A manutenção predial precisa atender a todas as áreas que necessitam de segurança e oferecem conforto aos moradores.

Dentre os objetivos, deve estar presente a constante preocupação em oferecer soluções mais apropriadas e modernas aos usuários, renovando ambientes e se adequando às novas tecnologias.

Para isso, é imprescindível que as seguintes áreas sejam avaliadas periodicamente:

Elevadores

Os elevadores precisam ser constantemente monitorados e devem atender às regras estabelecidas pela ABNT e Corpo de Bombeiros da sua cidade.

A falta de cuidados com esse importante equipamento pode causar tragédias e problemas sérios para o proprietário ou síndico de um edifício.

Edificações

Outra área a ser avaliada constantemente, e que precisa sofrer reparos, faz parte da própria edificação, ou seja:

  • instalações elétricas,
  • instalações hidráulicas,
  • redes de gás,
  • piscina,
  • playground,
  • portas, janelas e paredes.

Segurança

Por fim, também é fundamental avaliar os sistemas de segurança do edifício, como, alarme, câmeras, portas, portões eletrônicos e demais dispositivos instalados no edifício.

Como se observa, a manutenção exige algum esforço, no entanto, vale a pena em função da tranquilidade.

Além de possibilitar o aumento da vida útil dos equipamentos, aparelhos e instalações, esse procedimento garante qualidade de vida para os moradores e economia para o empreendimento.

Agora que você já conhece a importância e as opções existentes para a realização da manutenção predial, continue conosco e leia nosso post que apresenta 5 dicas de segurança em condomínios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *